O web marketing – ou marketing digital – tem crescido bastante e ganhado cada vez mais relevância no contexto empresarial. Porém, ainda assim alguns micro e pequenos empreendedores têm dificuldade em reconhecer a importância de se investir em visibilidade na web por acharem que somente as grandes empresas podem utilizar desses meios.
Contudo, a realidade é exatamente o oposto. As micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar do web marketing de forma eficiente, concentrando esforços para atrair clientes e alavancar os negócios.
O marketing digital consiste em conceitos focados principalmente em comunicação e vendas cujo objetivo final é transformar usuários web em consumidores. Para isso, todo projeto de marketing digital deve estar envolto inicialmente por um planejamento sensível à dinâmica e as metas das MPME’s e, normalmente, essas ações concentram toda energia na geração de novos negócios.
Com muitas vantagens em relação a outros meios de se atrair clientes, o web marketing é capaz de dirigir a comunicação de maneira altamente especializada e focada. No momento em que entendemos o usuário como um consumidor ativo, que busca na internet por serviços e produtos, é por intermédio da dinâmica da própria web que nos conectamos com o público-alvo.
Em outras palavras, os meios tradicionais conhecidos, como revistas, jornais, TV e rádio, vivem quase que um monólogo, levando a comunicação, a promoção e os esforços de venda diante de um consumidor que se mantém num estado “passivo”, só recebendo a informação. Na internet, o público-alvo atua de maneira proativa, indo de encontro – de maneira eficiente e eficaz – aos produtos, serviços, marcas e empresas que almeja.
Outra vantagem do marketing digital é que empresas de todos os segmentos podem utilizá-lo. Dependendo do foco de negócio, algumas terão influência em sua comunicação e outras terão impacto direto nas vendas.
Busca orgânica a favor da empresa
No momento em que um potencial cliente, de maneira proativa, busca no Google sobre determinado termo, ele deve encontrar não só o site da empresa no primeiro resultado da lista orgânica, como também – ao clicar no link – é muito importante que ele se depare com uma identidade visual que transmita segurança e seriedade para o segmento em que atua. Consequentemente, a estratégia da agência de mídias sociais ou webmarketing, impacta diretamente na ampliação do negócio.
Não é segredo para ninguém que as pessoas estão na internet. Logo, sua marca – seja ela “pequena” ou “grande” – deve estar presente na rede para que o usuário a encontre. O web marketing é a maneira de tornar seu negócio visível para o usuário que busca especificamente por produtos ou serviços. Fica a dica!
FONTE: Adnews
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