Um plano de comunicação na web consiste no planejamento de ações integradas (SEO, mídias sociais, web design, etc.) cujo objetivo é trazer resultados aos clientes. Esses resultados implicam em: visibilidade de marca, serviços e produtos, aproximação de potenciais clientes e, consequentemente, geração de novos negócios.
Investir – bem – em comunicação é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio, inclusive das micro, pequenas e médias empresas. Eu diria que as MPMEs têm a web como uma grande aliada para a dinâmica de novos negócios porque a internet trabalha com uma comunicação extremamente dirigida. Ou melhor, as empresas de comunicação web conhecem as estratégias para direcionar a comunicação aos públicos certos, e ao mesmo tempo, otimizar custos.
Ao elaborar um plano de comunicação na internet é importante analisar onde sua marca deve estar presente. De uma maneira geral, todas as ações de comunicação na web se orientam de acordo com o lugar onde o público está e cabe as empresas de planejamento orientar o cliente a respeito disso. Não adianta estar em todas as redes se o seu cliente não está lá, pois isso só implica em desperdício de recursos.
Ainda assim, o produto final de um plano de comunicação é o conteúdo criativo. Logo, um bom plano, além de avaliar bem os canais, deve também se preocupar com o tipo de linguagem, o tom e a energia criativa para que, diante de tantas informações que a internet despeja todos dias, a comunicação do cliente salte aos olhos do consumidor.
Criar um plano de comunicação na web eficiente consiste basicamente em:
- Buscar uma empresa terceira que possa enxergar o cliente de fora, sem os vícios do próprio negócio. Esse parceiro deve ser sensível à filosofia do cliente e ao público-alvo;
- Identificar em quais canais o público está presente, para falar com as pessoas certas;
- Medir periodicamente os resultados para justificar o valor investido.
Ações de comunicação na web, aplicadas estrategicamente, são uma maneira eficiente de falar com o consumidor. Mas vale lembrar, antes de qualquer coisa, que para isso é necessário planejar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário