terça-feira, novembro 4

Mídias sociais são usadas pela gestão pública para melhorar mobilidade urbana

O uso das mídias sociais pelos órgãos de gestão para melhorar as condições do trânsito foi debatido nesta quinta-feira (23), durante o "II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes". Experiências trazidas de outras cidades foram apresentadas por especialistas, que mostraram resultados promissores no tempo de resposta aos usuários, e com isso, também ajudaram o próprio governo a aperfeiçoar projetos de mobilidade urbana.

Segundo o supervisor de Atendimento Eletrônico da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Marcos Vinícius da Silva, retornos positivos foram alcançados na cidade depois que a entidade criou contas no Twitter, Facebook, e instalou o Portal Público BHTrans. Com essa ferramenta, vários serviços são oferecidos aos usuários - desde informação de horários de ônibus, a mapas de localização e rotas mais rápidas -, tudo visualizado em tempo real por smarthphones e tablets.

"A partir do momento que a BHTRANS instituiu canais de contato, houve a oportunidade de fazer com que a população participasse do processo, não só da sua finalização, como do seu andamento. Esse que foi o ponto forte", afirmou Silva. "É estratégico a implantação de redes sociais institucionais bem operadas, que possibilitem fazer a análise e dar respostas em menor tempo possível. Se um acidente acontecer em uma pista, por exemplo, todos que estão próximos podem ser alertados, tanto agentes de trânsito quanto usuários", ressaltou.

Um dos resultados obtidos apenas com a implementação do Portal Público foi a redução de ligações mensais recebidas pelo telemarketing da BHTrans, que caiu de 140 mil para 60 mil. "Ao longo do tempo, fomos enriquecendo o Portal com mais serviços, para a população buscar por si mesma as informações que precisavam. Hoje as pessoas tem seus smarthphones, tablets, então conseguem, além de planejar seu percurso, tomar uma decisão mais acertiva", apontou o supervisor.

A partir de 2012 que começou a implementação das redes sociais pelos órgãos institucionais de Belo Horizonte (MG). Atualmente, mais de 60 mil pessoas seguem o twitter da BHTrans, e mais de 50 mil acessos diários são registrados no Portal Público.


FONTE: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário