O desafio da edição 2014/2015 é descobrir novas formas de aprender. O SESI é o organizador oficial da competição no Brasil
Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora? As respostas para estas e outras questões serão pesquisadas e apresentadas pelos participantes do Torneio de Robótica First Lego League. No desafio FLL WORLD CLASS crianças e adolescentes vão redefinir os modos de como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. O lançamento da temporada 2014/2015 foi realizado nesta terça-feira (26).
A partir de agora as equipes devem escolher um tema que considerem interessante e criar uma solução inovadora que aperfeiçoe a experiência de aprendizado. E é claro, ao final, compartilhar essa solução. Na prática, os times vão ensinar as maneiras pelas quais as pessoas querem e precisam aprender. Os detalhes da nova temporada com regras e documentos estão na página do Torneio de Robótica na internet.
Para o gerente executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Henrique dos Santos, há uma grande expectativa em torno dessa temporada. "Durante muito tempo nós ficamos restritos ao conceito de uma sala de aula como um lugar fechado, de quatro paredes. Hoje, isso não é mais verdade. E agora nós vamos receber propostas para ampliar ainda mais o conhecimento em qualquer idade", ressaltou. Ele disse ainda que essa edição vai trazer uma avalição dos estudantes sobre todo o processo de aprendizagem. Ouça:
A COMPETIÇÃO - No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST(For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A disputa foi criada em 1998 e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms.
Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.
COMO PARTICIPAR – O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de escolas municipais, estaduais, federais ou particulares. Há também a possibilidade de montar as chamadas equipes de “garagem”, onde os integrantes podem ser grupos de amigos ou de escolas diferentes. Cada equipe deve ser composta de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. As inscrições serão realizadas a partir de outubro. É só acompanhar pela página do torneio na internet e pelo Facebook.
ETAPAS – Primeiro as equipes participam de etapas regionais nos estados. De novembro a dezembro serão realizados dez torneios: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo (2 torneios). As melhores equipes se classificam para a etapa nacional que será realizada em Brasília, em março de 2015.
Foto: José Paulo Lacerda
Do Portal da Indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário