Cada vez mais empresas buscam por treinamentos especializados para seu corpo de colaboradores, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cliente. O grande desafio não é conquistar o cliente, mas engajar os colaboradores, fazer com que trabalhem juntos para entender, atender e, quem sabe, superar as expectativas do projeto vendido e deixar o cliente satisfeito.
Mas, por que é necessário promover esse engajamento? Pesquisas revelam que o colaborador é um espelho, no qual o cliente externo vê refletida a imagem da empresa. Assim, é fundamental que a liderança esteja empenhada na construção de uma equipe de alta performance.
Os colaboradores precisam ter a consciência do tipo de profissional e pessoa que estão se tornando e que essa transformação é decorrente de suas escolhas e decisões e não das condições do ambiente de trabalho. Então, até quando serão vitimas e reféns do ambiente? Continuarão a terceirizar a culpa? Repassarão os fracassos? O que falta para as pessoas assumirem o papel de protagonistas?
É importante pontuar e alinhar comportamentos que não reflitam a cultura interna da companhia e sempre buscar por estímulos que contribuam para que os colaboradores dêem o melhor de si. As pessoas precisam ser sinalizadas sobre o impacto negativo que a falta de compromisso e responsabilidade causam, já que refletem a imagem da empresa.
Todo colaborador deve saber ou descobrir qual é sua motivação. Se a resposta for só dinheiro, isso não vai se sustentar. É fundamental que exista algo maior, um motivo e uma causa que o leve ao trabalho.
Notamos em ações e projetos sociais a grande mobilização das pessoas em ajudar e atender os mais necessitados, sem ganhar nada, apenas com o objetivo de contribuir, mesmo que um pouquinho, para promover alegria e bem-estar. Qual será o segredo dessa motivação? O que as faz levantar da cama logo cedo para ajudar?
Por conta de minha experiência, tenho contato com várias organizações e percebo que muitas áreas atuam como departamentos isolados, como se a responsabilidade se limitasse à sua baia. Esse comportamento, muitas vezes, causa uma impressão negativa ao cliente, que sente a desorganização, a falta de coesão e, principalmente, a falta de alinhamento e entrosamento da equipe.
Alguns colaboradores se esquecem, ou mesmo nem têm conhecimento, que seu local de trabalho foi fundado a partir de um sonho que visava atender a uma necessidade humana. O lucro para a empresa é como o oxigênio para os seres humanos, necessário para a sobrevivência, mas não é a razão da vida de nenhum individuo, não é o único propósito.
Em certos casos, é comum ouvir colaboradores dizendo "Eu fiz minha parte" ou "A responsabilidade não é da nossa área". Funcionários que, muitas vezes sem intenção, não se responsabilizam pelo insucesso de um projeto e culpam outras áreas e pessoas.
As organizações precisam de funcionários mais protagonistas ativos, de pessoas menos passivas, que questionem, inovem e assumam responsabilidades. Além disso, que tenham o perfil de refletir constantemente sobre o que podem fazer para ajudar nos processos, fluxos e projetos da empresa. Assim, o relacionamento torna-se melhor e, com mais pro atividade, os colaboradores saberão o porquê de a empresa existir e trabalharão juntos por esse ideal.
Portanto, buscar a sua causa e o seu propósito é fundamental para que se viva melhor. No âmbito profissional não é diferente, identificar o que te motiva o tornará mais entusiasmado e engajado com causas e pessoas. Apenas desta forma, conseguirá atender e entender o cliente e dar o melhor de si na empresa.
E então, qual é a sua causa? O que te motiva?
FONTE: Adnews
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