quinta-feira, abril 10

Vendas: As 5 ferramentas que sua empresa PRECISA ter para vender mais

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Como você quer que o seu vendedor (que pode ser você) gaste o seu tempo?
Antes, vamos dar um passo para trás: nós falamos tanto sobre Produtividade por aqui que até lançamos um ebook inteiro falando só sobre isso (Produtividade sem Enrolação – download gratuito aqui).
Uma das principais lições sobre produtividade é saber usar o seu precioso tempo para o que realmente faz a diferença, para aquilo que dá mais resultado. No caso de um vendedor isso é ainda mais crítico: todo o tempo que ele gasta com algo não relacionado, são menos vendas que entrarão na conta da sua empresa.
E como a empresa pode ajudar o vendedor a ser mais produtivo?
Simples: incentivando o trabalho inteligente ao invés do trabalho “duro”.
Ao fornecer ferramentas para que ele consiga aproveitar o tempo ao máximo trazendo mais e mais clientes, ele terá mais cartas na manga e não precisará se preocupar com distrações ou problemas estruturais.
As dicas são de ferramentas que vendedores bem preparados podem utilizar para aumentar seu potencial de vendas – se o que você precisa é aprender os fundamentos sobre vendas, recomendo a apresentação Fundamentos de negociação e vendas.
Vamos às ferramentas:
1- Telefone sempre disponível (para fazer e receber chamadas)
Vendedor sem telefone é igual a meio-campista sem a bola: ele pode até se posicionar bem e ajudar, mas só faz a diferença com a bola no pé.
Aqui precisamos levar em contas dois cenários: fazer ligações e receber ligações.
Vendedores precisam de telefones que funcionem SEMPRE, ou seja, se você tiver mais que um vendedor, não faça um esperar o outro usar – essa quebra de ritmo faz o vendedor perder o foco e gastar tempo se preparando novamente.
Ao mesmo tempo, o cliente pode querer retornar uma ligação. Não corra o risco dele encontrar uma linha ocupada – uma central telefônica/PABX virtual resolve facilmente o seu problema.
Recomendação: o sistema de PABX virtual da Locaweb é bastante completo – te permite ligar a preços bastante baixos (ou até criando um Call Center) e ainda te ajuda a gerenciar as ligações recebidas (e não ter linha ocupada).
2- Celular
Muitos vendedores vivem “na rua”, pois precisam visitar clientes – muitas vezes marcam mais de uma visita por dia.
Enquanto ele está fora do escritório, como um potencial cliente entra em contato com ele? Como o vendedor pode fazer um follow-up sem estar no escritório?
Vamos supor então que seu vendedor fica bastante fora, mas que não vende tanto assim por telefone – então ele deve vender por e-mail, certo? O que melhor do que um smartphone para responder e-mails rapidamente?
Recomendação: com certeza um smartphone – e para mim o mais inteligente e funcional é o iPhone.
3- Notebook + Tablet
O pacote notebook é essencial não só para os vendedores que trabalham de casa, mas também para aqueles que trabalham numa padaria ou café no período entre duas visitas.
Já o Tablet (que também pode ser usado para trabalho na rua) é uma ótima ferramenta em reuniões de vendas. Mostrar apresentações, sites ou qualquer outro material num tablet é mais rápido, eficiente e, vamos admitir, elegante.
Recomendação: para notebook nenhuma específica, mas garanta uma boa bateria; para tablet, o iPad não virou sinônimo de categoria à toa, não é?
4- Sistema de E-mail Marketing
Para diversos tipos de produtos e serviços, ter uma lista de e-mails de potenciais clientes para enviar novidades, promoções ou mesmo conteúdo útil (utilizando técnicas de marketing de conteúdo).
Com isso, caímos na escolha: mandar e-mails na mão, sem organização e segurança (e com uma estética sofrível) ou utilizar um bom sistema de e-mail marketing para personalizar os envios e ainda ter métricas para poder melhorar esse trabalho aos poucos?
Não é uma decisão tão difícil assim ;)
Recomendação: a Locaweb tem dois sistemas, um mais simples e direto ao ponto de e-mail marketing, e também o All In, um sistema com performance e inteligência de dados diferenciados.
5- Sistema de gestão, ou pelo menos um CRM
Para gerar uma boa receita de vendas, cada vendedor precisa gerenciar diversos contatos e clientes. Por isso, um sistema de CRM é essencial para que ele consiga acessar facilmente não só os dados de contato, mas também outras informações relevantes sobre aquela pessoa/empresa para uma negociação mais assertiva.
Ao mesmo tempo, empresas mais bem geridas sabem que ter um sistema de gestão mais completo dá um ganho gigante de produtividade e inteligência para o seu negócio.
Isso não significa que você precisa gastar muito ou mesmo ter um grande trabalho: um sistema completo significa ter as funções básicas num lugar centralizado para organizar os processos da sua empresa. Hoje são diversas as opções online e em conta para micro e pequenas empresas.
Recomendação: existem MUITOS sistemas de CRM, desde online, até só pelo celular ou instalados num servidor interno; por isso a recomendação é de um sistema completo de gestão, incluindo CRM, finanças, nota fiscal e que gera ótimos relatórios – o ERPFlex.
Conclusão
Mais do que em qualquer outra área, o que se “gasta” em vendas e com vendedores pode ser muito facilmente visto como um “investimento”, afinal, como faturar mais se não investindo para vender mais?

FONTE: saiadolugar

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