terça-feira, abril 1

O que o marketing tem a ver com a computação em nuvem?


Vejo um número crescente de agências digitais se beneficiando de serviços na nuvem para rodar campanhas digitais de clientes e para uso interno. O armazenamento de dados em cloud permite mobilidade no acesso, que pode ser realizado de qualquer lugar, a qualquer hora. As agências que exploram mídias digitais contratam cloud de terceiros e cada vez mais entendem que, no mundo da Internet, especialização e parcerias estratégicas são pré-requisitos para se manterem competitivas.

Para esse mercado, computação em nuvem se resume em escolher o parceiro correto, que reaja no timing necessário para a campanha, e que seja especialista em infraestrutura de TI, assegurando qualidade e alta disponibilidade das campanhas de seus clientes.

A Internet inventou muitos negócios e reinventa outros. No mundo do marketing não é diferente, a Internet abriu novos canais de comunicação com os clientes. Se, no passado recente, uma estratégia calcada em revista, jornal, rádio e TV era completa e efetiva, hoje, toda empresa que leva marketing a sério, tem uma estratégia digital abrangendo publicidade online, vídeos online, busca orgânica, SEO e redes sociais. Estes novos canais e tecnologias que nasceram com a web, são oportunidade e desafio para as agências no mundo da comunicação.

A mídia digital traz consigo duas características fortíssimas: rastreabilidade e menores custos. A tecnologia permite rastrear de forma cada vez mais precisa o comportamento de compra dos clientes online, permitindo a mensuração dos investimentos de uma forma muito mais completa que nas mídias tradicionais. E custam, ainda, uma fração do preço de uma campanha tradicional. Rastreabilidade, custo baixo e consumidores cada vez mais seduzidos pelo mundo online para comprar e para comunicar são os alicerces deste novo mundo.   

Neste contexto, o desafio das agências só aumenta. O cliente deseja uma campanha, com uma linha mestra de criação cobrindo canais tradicionais e digitais de comunicação. Com isso, saber usar as diferentes plataformas entra na agenda dos empresários e dos criativos do mundo do marketing. Se antes uma campanha tradicional se fechava entre cliente, agência, jornal e gráfica, ou TV e estúdio, no mundo digital entra um novo interlocutor na forma do parceiro de tecnologia da agência, que vai fazer o papel da gráfica ou do estúdio. Esse parceiro suporta a criação e divulgação da campanha, hospedando o conteúdo digital, montando o ambiente que vai garantir alta disponibilidade e qualidade da experiência no acesso ao portal, blog e vídeos, por exemplo, da campanha.

A computação em nuvem vem a reboque, com a demanda por infraestrutura em nuvem cada vez mais presente no dia-a-dia das agências, que dependem da parceria com empresas especializadas para atenderem seus clientes com a velocidade necessária. Isso dá à agência o perfil "one stop shop", aquela que cria, lança, mede e ajusta campanhas no mundo digital, trazendo alto retorno para cada real investido em marketing. Elas confiam cada vez mais nestes parceiros, dada a dependência crescente do seu negócio da Tecnologia da Informação. A adoção da nuvem traz, ainda, benefícios como a hospedagem de dados com segurança, backup, archiving, hospedagem de aplicações gerenciais como o ERP da agência, além de permitirem o acesso a qualquer momento, facilitando a integração entre times, filiais e agências irmãs.

Frequentemente me perguntam quais são os benefícios da computação em nuvem para uma empresa. Minha resposta é simples e direta: o beneficio mais importante é mais tempo para focar no seu negócio. Este novo mundo digital representa uma grande oportunidade e um grande desafio para as empresas de comunicação. A escolha do parceiro tecnológico especializado em nuvem, é passo fundamental para entender e dominar o canal da mídia digital. O mundo dos negócios gira a uma velocidade cada vez maior, e nos tempos modernos vencem os mais rápidos. Escolha o parceiro correto, ganhe tempo, invista no seu negócio, e lidere esse mercado.


Artigo encaminhado por Mauricio Cascão, CEO da MANDIC, uma das maiores empresas brasileiras especializadas em computação em nuvem


FONTE: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário