Quando pensamos em liderança, a primeira imagem que vem à mente é a de uma pessoa conduzindo um grupo de seguidores.
Hoje se discute muito se este é o papel do líder!
Os verdadeiros líderes não formam apenas seguidores, mas sim formam outros líderes!
Quando a inovação e a imaginação humana tornaram-se a matéria-prima que diferencia o sucesso do fracasso, o gênio passou a ser aquele capaz de criar um ambiente que permita a genialidade dos outros florescer e contribuir para o sucesso empresarial.
Um exemplo muito estudado hoje é o grande líder Walt Disney, que foi genial não apenas porque criou personagens como o Mickey e o Pato Donald.
Mas certamente foi um gênio insuperável porque criou uma cultura empresarial, onde outros personagens de sucesso, são criados mesmo após sua ausência entre nós.
Entendemos que o papel da liderança não é mais aquele que tem atrás de si, um grupo de pessoas que o segue ao rumo estabelecido. Os grandes líderes são aqueles que têm em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário.
Eles criam estruturas, mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento de novos líderes que existe dentro de cada um que os admira e idolatra. Formam, assim, outros líderes.
E fazem isso porque já perceberam que as empresas necessitam de líderes, em quantidade maior do que no passado recente.
Neste mundo de crescente incerteza, notamos razões que levam as empresas a transformarem:
1-As grandes empresas buscam, constantemente, manter sua vantagem competitiva conquistada perante seus concorrentes;
2-Estão sempre se reorganizando em unidades de negócios, mais autônomas, para se tornarem ainda mais competitivas.
3-Mesmo aquelas que optam por alianças estratégicas, através de fusões e aquisições estão se reestruturando reduzindo custos e agregando valor a sua marca e produtos.
4-A necessidade de estar mais próximas de seus clientes e comunidades.
Se essas razões não forem suficientes, imagino que os líderes que desejam perpetuar as empresas, precisam não de seguidores leais, mas de líderes capazes de empunhar a causa da empresa no momento seguinte.
O grande segredo das empresas vencedoras será montar verdadeiras "fábricas de líderes" e, não apenas serviços e produtos de qualidade.
Esses líderes terão como papel identificar, revelar e formar outros líderes nas diferentes circunstâncias da vida: no trabalho, em casa, na escola, na comunidade, em que participa.
Isto requer investimento na formação e no desenvolvimento dos futuros líderes.
Os líderes, neste século XXI, que já começou há 14 anos, vão ser reconhecidos quando souberem formar outros líderes, que souberem construir "pontes" entre os diversos áreas da empresa, entre a empresa e seus clientes, entre a empresa e seus fornecedores, stakeholders e comunidades.
FONTE: RHCentral
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