terça-feira, setembro 24

Marca iPhone deixa de ser monopólio da Gradiente no Brasil


A IGB Eletrônica, que comercializa os produtos Gradiente, perdeu o monopólio sobre a marca iPhone, a partir de sentença do juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes da 25ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

A decisão judicial, que está disponível no site da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Nela, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é condenado é anular a concessão de registro do nome iPhone isoladamente para a IGB, obrigando que este seja sempre acompanhado da marca registrada Gradiente.

Em virtude da sentença, a Apple poderá seguir vendendo no Brasil seus aparelhos iPhone, enquanto a IGB seguirá comercializando o Gradiente iPhone, que foram lançados no mercado em dezembro passado, equipado com sistema operacional Android.

Divulgação
Modelo do "iphone" da Gradiente anunciado em dezembro de 2012
Modelo do "iphone" da Gradiente anunciado em dezembro
O juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes reconheceu em sua decisão que o iPhone da Apple é um nome comercial "mundialmente conhecido": indiscutivelmente dá conta de identificar a origem do produto, distinguindo-o de outros congêneres", explica o magistrado.

A IGB pediu o registro da marca em 2000 e o direito do uso do nome foi concedido pelo INPI em 2008. A empresa, no entanto, só começou a utilizá-lo em 2012. O juiz, no entanto, afirmou que a empresa "não atuou de má fé", apesar do longo período entre a solicitação do registro e o lançamento do primeiro celular.

Apple, que tinha pedido o registro da marca iPhone em 2007, iniciou litígio contra o IGB quando esta colocou à venda seu primeiro aparelho com este nome e, de forma paralela, interpôs recurso ao registro no INPI, que ainda não foi julgado.

Em abril, o INPI determinou o bloqueio da marca para a Gradiente por conta de um pedido feito pelo Banco do Brasil, para o qual a empresa devia cerca de R$ 948 mil.

No dia seguinte à divulgação da determinação, contudo, a Gradiente disse que o caso já havia sido resolvido.

Lançamentos da Apple

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Marcio Jose Sanchez/Associated Press
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Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple, apresenta o novo iPhone 5C

FONTE: folha.uol

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