segunda-feira, setembro 30

Marketing de Conteúdo no Facebook: 5 Dicas Essenciais


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Não adianta resistir: até mesmo os maiores críticos do Facebook, que acham que a rede social é somente um lugar em que adolescentes vão para exporem desnecessariamente sua intimidade, sabem que hoje em dia não existe estratégia de marketing online sem presença no reino de Mark Zuckerberg. Hoje são mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo mais de 70 milhões somente no Brasil. Ou seja, sua empresa precisa estar no Facebook.
Mas nada é tão fácil quanto parece. Não basta simplesmente criar uma fanpage e esperar que isso seja o suficiente para garantir sua presença no Facebook. Cada dia mais e mais empresas estão focando seus esforço de marketing na rede social, o que torna o cenário cada vez mais competitivo e profissionalizado. Ou seja, a atenção dos usuários está cada vez mais disputada e valorizada.
Nesse contexto o marketing de conteúdo se destaca enormemente, pois as pessoas só prestam atenção no que lhes interessa. Como aqui na Rock Content somos especialistas no assunto, resolvemos fazer esse guia rápido para quem está começando a se profissionalizar no uso do Facebook.

1. Identifique e pesquise seu público

Se você já leu algum de nossos ebooks sobre Marketing de Conteúdo sabe da importância de saber quem é o público-alvo de seus esforços. Obviamente no Facebook a mesma regra se aplica, mas com a grande vantagem dele ser uma grande fonte de informações pessoais que você talvez só encontre igual nos computadores da NSA.
 Se você já sabe que público quer atingir (afinal, você já definiu isso em sua estratégia de marketing, correto?) agora é hora de se aprofundar nos hábitos e gostos desse público para criar conteúdos bem direcionados. Aqui vão algumas dicas básicas:
  • Visite e participe de comunidades relacionadas aos temas que você quer abordar. As discussões presentes nesses grupos são uma valiosa fonte de informações sobre os gostos do seu público.
  • Veja quais páginas são as mais curtidas pelo seu público-alvo e identifique qual é o conteúdo gerado por elas que traz maior retorno em engajamento.
  • Faça pesquisas com seus próprios seguidores no Facebook, seja na forma de enquetes ou simples perguntas publicações normais.

2. Crie conteúdo próprio para o Facebook…

Muitas pessoas, inclusive profissionais de marketing, acreditam que simplesmente usar o Facebook para divulgar conteúdos gerados em outras plataformas, como um blog, já é suficiente. Mas, como sempre, as coisas não são tão simples quanto parecem (essa frase deveria virar um mantra do marketing). Gerar conteúdo exclusivo para o Facebook é importante para aumentar o alcance de suas postagens e incentivar a interação. Aqui vão algumas dicas:
  • Sempre coloque imagens em suas postagens! Conteúdos visuais chamam a atenção na timeline e são assimiladas rapidamente, despertando a atenção do leitor. Um estudo feito pela Hubspot mostrou que postagens com imagens geram 39% mais interação.
  • Experimente com imagens próprias para o Facebook. Insira legendas, faça memes, crie gráficos com citações inspiradoras. As opções são infinitas, então teste o que funciona melhor com seu público.
  • Mantenha seus textos curtos. O design do Facebook não é ideal para textos longos e isso não é por acaso: no meio de tanta informação, as pessoas preferem consumir conteúdos rápidos e simples. Posts com menos de 250 caracteres possuem 60% mais engajamento que posts mais longos.
Veja quantas curtidas!
Veja quantas curtidas!

3. … e divulgue corretamente o conteúdo do seu blog

Só porque ao copiar e colar a URL de seu lindo e maravilhoso post de blog no Facebook ele já aparecerá com uma prévia, não significa que essa prévia também será linda e maravilhosa. A verdade é que, bem provavelmente, ela é bem feia e pouco eficiente. Antes de mais nada, leve em conta as dicas dadas no ponto anterior:
  • Escolha uma imagem atraente
  • Mantenha seu texto curto
Agora otimize o resto para que o leitor se sinta realmente atraído a clicar no link e trazer a tão esperada visita para seu blog:
  • Escreva um texto de compartlihamento curto e que desperte curiosidade e interesse.
  • Mude a chamada para que ela seja atraente e direta ao ponto. Geralmente os títulos de páginas (tag <title>, para os entendidos) possuem várias informações irrelevantes como nome da página e outras coisas que os profissionais de SEO adoram, mas para seus leitores não passa de ruído.
  • Otimize a descrição. Geralmente o Facebook irá pegar um pedaço do seu texto que, provavelmente, não está otimizado e ficará quebrado e fora de contexto. Melhore o texto para ficar mais claro e, novamente, despertar o interesse. (Se você acha essa dica irrelevante porque usa a tag meta description, meus parabéns!)
Meta-referência
Isso que eu chamo de meta-referência

4. Estimule e acompanhe a interação

Lembre-se que, acima de tudo, o Facebook é uma rede social, ou seja, não é simplesmente um canal unilateral de informação e os usuários esperam isso das empresas com a qual mantém relacionamentos na rede. Por isso sempre fique de olho nas mensagens que são postadas no mural de sua fanpage e, sempre que houver for relevante, participe da conversa. Além disso poste conteúdos que estimulem a interação e gerem comentários. Uma dica é experimentar vários formatos de posts, como por exemplo:
  • Perguntas
  • Imagens curiosas com uma descrição do tipo: “coloque uma legenda”
  • Posts no estilo, preencha as lacunas. “Se eu ganhasse um milhão de dólares eu __________”

5. Faça testes e meça os resultados

Toda estratégia, seja de marketing de conteúdo ou não, só irá sobreviver ao mundo real se os resultados forem acompanhados de perto e sirvam de base para tomadas de decisão. Ou seja, as dicas presentes nesse texto são só o primeiro passo para se começar a usar o Facebook de maneira eficiente como uma ferramenta de marketing de conteúdo. Nem tudo dito aqui servirá para sua empresa, e nem tudo que pode servir para sua empresa está presente nesse texto.
A única regra aqui é: planeje, experimente, meça os resultados, repita. Somente dessa maneira você irá conseguir montar e executar a estratégia mais otimizada para sua empresa. Para isso use e abuse do Facebook Insights para saber quais posts geram mais visualizações, curtidas e compartilhamentos.
Agora que você já sabe como começar é hora de pôr a mão na massa, alcançar e engajar seu público no Facebook. 

FONTE: marketingdeconteudo

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