Não é novidade, mas dados concretos ajudam a entender a complexidade da situação: o Brasil ocupa o 129o lugar do total de 189 países no ranking Ease of Doing Business, estudo publicado pelo World Bank
É uma medida que mostra o quão fácil, ou difícil no nosso caso, é empreender e abrir novos negócios. Esse dado é reflexo de um sistema legal complexo e burocrático, e combinado com fatores culturais como aversão ao risco e medo de falhar, resulta num ecossistema onde jovens empreendedores experimentam e inovam pouco. No entanto, uma pesquisa recente aponta que 60% dos jovens entre 18 e 34 anos sonham em abrir seu próprio negócio. Será que estamos preparados para fazer acontecer?
Sob uma perspectiva de negócios, inovação é hoje considerada o fator mais importante para crescimento e sustentabilidade. Em um estudo recente com 300 CEOs da Fortune 1.000 (lista das 1.000 maiores empresas do mundo), 95% deles reconhecem inovação como um elemento fundamental para seus negócios. Ainda assim, mais de 50% desses CEOs afirmaram que seus atuais sistemas, ferramentas e processos são insuficientes para criar uma cultura inovadora. Como conciliar este paradoxo entre reconhecer prioridades e não estar apto para agir sobre as mesmas?
Uma hipótese a ser debatida é que o vácuo entre aspiração e execução é fruto de recursos humanos, ou seja, gente como nós, despreparada para fazer inovação acontecer na prática.
Com essas informações em mãos, fui conversar com colegas, professores e consultores especializados determinado a entender o que pode ser feito para diminuir essa disparidade. A lista de recomendações foi gigantesca, e se publicada daria um livro. Entretanto, um ponto comum veio a tona em 90% dessas conversas: qual o nível de motivação, determinação e abertura ao novo dos profissionais e empresas que supostamente deveriam estar inovando? Essa pergunta me levou em outra direção, e me influenciou a estudar o que existe de mais avançado na área de psicologia da inovação, liderança e impacto. O resultado? Uma lista de aspectos de personalidade atribuídos a indivíduos, e líderes, inovadores.
O que a ciência indica é que um líder inovador não é aquele ou aquela que se dá a nota máxima em cada um desses critérios, mas sim aquele que reconhece quais aspectos de sua personalidade são naturalmente fortes e quais são naturalmente fracos. Os indivíduos mais inovadores e autênticos são aqueles onde a sua nota em cada critério difere muito pouco da nota dada pelos seus colegas, superiores e subordinados.
Em essência, o indivíduo com maior nível de autoconhecimento, combinado com características clássicas de inovadores como abertura ao novo e coragem de correr riscos, é o que apresenta maior potencial de inovar, liderar e transformar.
Veja abaixo a lista com o que existe de mais novo sobre as características e competências associadas a liderança inovadora, e faça sua autoanálise com o teste transforME!360, desenvolvido pela equipe transforME! / TOP MBA!
Tabela 1. Principais estudos levantados para o desenvolvimento do questionário transforME!360.
Fonte | Foco do estudo | Característica e competências |
Cynthia McCauley,Developmental assignments: Creating learning experiences without changing jobs(Center for Creative Leadership, CCL Press, 2006)9 | Liderança Efetiva | Liderar a si próprio
Liderar outros
Liderar a organização
|
Daniel Goleman, “What makes a leader?”, Harvard Business Review (Nov-Dec 1998): 93-10210. | Inteligência Emocional | Autoconhecimento
Autocontrole
Motivação
Empatia
Habilidades sociais
|
Tim Brown, “Design Thinking”,Harvard Business Review, (June 2008): 84-9211. | Inovação e Criatividade |
|
Scott Quatro, David Waldman and Benjamin Galvin, “Developing holistic leaders: Four domains for leadership development and practice”,Human Resource Management Review, (17, 2007): 427-44112. | Liderança Holística | Analítico
Conceitual
Emocional
Espiritual
|
Jeffrey Dyer, Hal Gregersen and Clayton Christensen, “The Innovator’s DNA”, Harvard Business Review, (December 2009): 60-6713. | Características de Inovadores |
|
Tony Wagner, Creating Innovators (New York, NY: Scribner, 2012), p. 1214. | Características de Inovadores |
|
Baseados nessas informações, desenvolvemos o teste abaixo, que serve apenas como mais uma ferramenta para autorreflexão e desenvolvimento pessoal, jamais tendo a pretensão de ser algo autoritário e indicativo do potencial de inovação e liderança de ninguém. Mesmo assim, certamente vale a pena conferir!
Tabela 2. transforME!360: como você se qualifica nesses critérios?
Seção |
Nota de 1(discordo totalmente) a 7(concordo plenamente)
| INICIATIVA |
A | ||
1 | Comunica ideias verbalmente de forma clara e objetiva. | |
2 | Comunica ideias por escrito de forma clara e objetiva. | |
3 | Quando trabalhando em equipe, contribue com ideias que avançam a discussão. | |
4 | Quando trabalhando em equipe, ajuda o time a resolver problemas. | |
5 | Trabalha duro para melhorar a própria performance. | |
6 | Procura maneiras de fazer as coisas sempre melhor. | |
7 | Toma a iniciativa para tornar as coisas melhores. | |
B | ABERTURA AO NOVO | |
1 | É curioso(a) para aprender sobre assuntos diversos. | |
2 | Respeita culturas e religiões diferentes. | |
3 | Produz ideias originais e diferentes. | |
4 | Integra conceitos diferentes em ideias originais. | |
5 | Questiona e articula diferentes pontos de vista em ideias claras e concisas. | |
6 | É autêntico na forma de se comunicar e no estilo de vida, desafiando o status quo e tomando o caminho menos conhecido. | |
7 | É transparente e demonstra comportamento ético. | |
C | TOMADA DE RISCO | |
1 | Toma decisões sem esperar todas as autorizações necessárias. | |
2 | Decide a própria vida e destino. | |
3 | Sente-se confortável em cometer erros. | |
4 | Sente-se confortável em reconhecer seus pontos fracos. | |
5 | É ciente dos seus medos e quer superá-los. | |
6 | Experimenta e testa novas ideias e conceitos. | |
D | TRABALHO EM EQUIPE | |
1 | Gosta de trabalhar num ambiente de equipe. | |
2 | Adapta-se às necessidades do time. | |
3 | Respeita opiniões diferentes. | |
4 | Aprecia personalidades e perspectivas diferentes numa equipe. | |
5 | Compreende os motivos que influenciam o comportamento de seus colegas. | |
6 | Compreende seus colegas prestando atenção no que eles falam. | |
E | AUTO-CONHECIMENTO | |
1 | Consigue descrever o que influencia vários dos seus sentimentos (medo, excitação, motivação, frustração, raiva, etc). | |
2 | Demonstra estar ciente do seus sentimentos (medo, excitação, motivação, frustração, raiva, etc). | |
3 | Reconhece seus pontos fortes e fracos. | |
4 | Consegue descrever como seus sentimentos influenciam suas ações. | |
5 | Aceita feedback facilmente e está sempre procurando maneiras de melhorar. | |
F | AUTO-CONTROLE | |
1 | Atua de maneira apropriada mesmo em situações difíceis emocionalmente. | |
2 | Controla seus impulsos em prol dos seus colegas. | |
3 | Mantém sua compostura mesmo em situações difíceis. | |
4 | Mantém a calma mesmo em situações estressantes. | |
5 | Consegue controlar situações e deixar seus colegas tranquilos e seguros que tudo será resolvido. | |
G | RECONHECIMENTO | |
1 | Reconhece os esforços e trabalho dos seus colegas/subordinados. | |
2 | Dá feedback individual a colegas frequentemente, e eles acham esse feedback bastante útil para fins de desenvolvimento profissional e pessoal. | |
3 | Gosta de ser reconhecido pelo trabalho que fez. | |
4 | Gosta de ajudar seus colegas a a se desenvolverem nos campos profissional e pessoal. | |
5 | Investe tempo e energia ajudando seus colegas a se desenvolverem profissional e pessoalmente. | |
6 | Preocupa-se com seus colegas e como eles se desenvolverão profissional e pessoalmente. | |
H | OTIMISMO E ENERGIA | |
1 | Enxerga o lado positivo em pessoas, situações e eventos mais frequentemente do que o negativo. | |
2 | Energiza as pessoas ao meu redor para projetos ou ideias específicas. | |
3 | É percebido como alguém energético e apaixonado. | |
4 | Enxerga o futuro com esperança. | |
5 | Tem uma visão positiva sobre o mundo. | |
6 | Enxerga oportunidades ao invés de ameaças. | |
7 | Enxerga possibilidades ao invés de problemas. | |
I | IMPACTO PESSOAL | |
1 | Convence seus colegas entendendo seus interesses pessoais. | |
2 | Convence seus colegas a fazer o que acredito ser o melhor. | |
3 | Antecipa como seus colegas se comportarão quando tentar convencê-los. | |
4 | Lidera construindo uma sensação de orgulho e afiliação na equipe. | |
5 | Lidera utilizando o melhor em cada membro da equipe. | |
6 | Lidera inspirando seus colegas. | |
7 | Consegue fazer as coisas acontecerem. |
FONTE: transforme.is
Nenhum comentário:
Postar um comentário