quarta-feira, abril 2

Quem são os inovadores?

Não é novidade, mas dados concretos ajudam a entender a complexidade da situação: o Brasil ocupa o 129o lugar do total de 189 países no ranking Ease of Doing Business, estudo publicado pelo World Bank

É uma medida que mostra o quão fácil, ou difícil no nosso caso, é empreender e abrir novos negócios. Esse dado é reflexo de um sistema legal complexo e burocrático, e combinado com fatores culturais como aversão ao risco e medo de falhar, resulta num ecossistema onde jovens empreendedores experimentam e inovam pouco. No entanto, uma pesquisa recente aponta que 60% dos jovens entre 18 e 34 anos sonham em abrir seu próprio negócio. Será que estamos preparados para fazer acontecer?

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Sob uma perspectiva de negócios, inovação é hoje considerada o fator mais importante para crescimento e sustentabilidade. Em um estudo recente com 300 CEOs da Fortune 1.000 (lista das 1.000 maiores empresas do mundo), 95% deles reconhecem inovação como um elemento fundamental para seus negócios. Ainda assim, mais de 50% desses CEOs afirmaram que seus atuais sistemas, ferramentas e processos são insuficientes para criar uma cultura inovadora. Como conciliar este paradoxo entre reconhecer prioridades e não estar apto para agir sobre as mesmas?

Uma hipótese a ser debatida é que o vácuo entre aspiração e execução é fruto de recursos humanos, ou seja, gente como nós, despreparada para fazer inovação acontecer na prática.

Com essas informações em mãos, fui conversar com colegas, professores e consultores especializados determinado a entender o que pode ser feito para diminuir essa disparidade. A lista de recomendações foi gigantesca, e se publicada daria um livro. Entretanto, um ponto comum veio a tona em 90% dessas conversas: qual o nível de motivação, determinação e abertura ao novo dos profissionais e empresas que supostamente deveriam estar inovando? Essa pergunta me levou em outra direção, e me influenciou a estudar o que existe de mais avançado na área de psicologia da inovação, liderança e impacto. O resultado? Uma lista de aspectos de personalidade atribuídos a indivíduos, e líderes, inovadores.
O que a ciência indica é que um líder inovador não é aquele ou aquela que se dá a nota máxima em cada um desses critérios, mas sim aquele que reconhece quais aspectos de sua personalidade são naturalmente fortes e quais são naturalmente fracos. Os indivíduos mais inovadores e autênticos são aqueles onde a sua nota em cada critério difere muito pouco da nota dada pelos seus colegas, superiores e subordinados.

Em essência, o indivíduo com maior nível de autoconhecimento, combinado com características clássicas de inovadores como abertura ao novo e coragem de correr riscos, é o que apresenta maior potencial de inovar, liderar e transformar.

Veja abaixo a lista com  o que existe de mais novo sobre as características e competências associadas a liderança inovadora, e faça sua autoanálise com o teste transforME!360, desenvolvido pela equipe transforME! / TOP MBA!
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Tabela 1. Principais estudos levantados para o desenvolvimento do questionário transforME!360.
FonteFoco do estudoCaracterística e competências
Cynthia McCauley,Developmental assignments: Creating learning experiences without changing jobs(Center for Creative Leadership, CCL Press, 2006)9Liderança EfetivaLiderar a si próprio
  • Demonstrar ética e integridade
  • Demonstrar determinação e propósito
  • Exibir postura de liderança
  • Aumentar a capacidade de aprendizado
  • Gerenciar a si próprio
  • Aumentar autoconhecimento
  • Desenvolver adaptabilidade
Liderar outros
  • Comunicar efetivamente
  • Desenvolver outros
  • Valorizar diversidade e diferenças
  • Construir e manter relacionamentos
  • Gerenciar reuniões efetivamente
Liderar a organização
  • Gerenciar mudanças
  • Resolver problemas e tomar decisões
  • Gerenciar aspectos políticos e influenciar outros
  • Correr riscos e inovar
  • Criar uma visão estratégica
  • Gerenciar projetos
  • Manter-se atualizados com o que há de mais novo em gestão
  • Entender e navegar a organização
Daniel Goleman, “What makes a leader?”, Harvard Business Review (Nov-Dec 1998): 93-10210.Inteligência EmocionalAutoconhecimento
  • Autoconfiança
  • Autoanálise realista
  • Capacidade de rir de si próprio
Autocontrole
  • Confiança e integridade
  • Conforto com ambiguidade
  • Abertura a mudança
Motivação
  • Forte determinação para vencer
  • Otimismo, mesmo quando encarando uma situação difícil
  • Compromisso com os objetivos da organização
Empatia
  • Especialidade em atrair e manter talentos
  • Sensibilidade entre culturas diversas
  • Habilidade em servir clientes
Habilidades sociais
  • Eficiência em liderar mudanças
  • Persuasão
  • Habilidade para construir e liderar equipes
Tim Brown, “Design Thinking”,Harvard Business Review, (June 2008): 84-9211.Inovação e Criatividade
  • Empatia
  • Raciocínio holístico e integrado
  • Otimismo
  • Experimentalismo
  • Colaboração
Scott Quatro, David Waldman and Benjamin Galvin, “Developing holistic leaders: Four domains for leadership development and practice”,Human Resource Management Review, (17, 2007): 427-44112.Liderança HolísticaAnalítico
  • Análise quantitativa
  • Raciocínio lógico
  • Poder de tomada de decisão
Conceitual
  • Análise qualitativa
  • Criatividade
  • Curiosidade
Emocional
  • Comunicação persuasiva
  • Compreensão empática
  • Auto monitoramento
Espiritual
  • Autorreflexão
  • Integridade
  • Raciocínio meditativo
Jeffrey Dyer, Hal Gregersen and Clayton Christensen, “The Innovator’s DNA”, Harvard Business Review, (December 2009): 60-6713.Características de Inovadores
  • Associação
  • Questionamento
  • Observação
  • Experimentação
  • Conexão com pessoas e ideias (networking)
Tony Wagner, Creating Innovators (New York, NY: Scribner, 2012), p. 1214.Características de Inovadores
  • Raciocínio crítico e habilidade em resolver problemas
  • Colaboração entre múltiplas redes e liderança por influência
  • Agilidade e adaptabilidade
  • Iniciativa e empreendedorismo
  • Análise e compreensão de dados
  • Comunicação oral e escrita de impacto
  • Curiosidade e imaginação
Baseados nessas informações, desenvolvemos o teste abaixo, que serve apenas como mais uma ferramenta para autorreflexão e desenvolvimento pessoal, jamais tendo a pretensão de ser algo autoritário e indicativo do potencial de inovação e liderança de ninguém. Mesmo assim, certamente vale a pena conferir!
 Tabela 2. transforME!360: como você se qualifica nesses critérios?
Seção
Nota de 1(discordo totalmente) a 7(concordo plenamente)
INICIATIVA
A
1Comunica ideias verbalmente de forma clara e objetiva.
2Comunica ideias por escrito de forma clara e objetiva.
3Quando trabalhando em equipe, contribue com ideias que avançam a discussão.
4Quando trabalhando em equipe, ajuda o time a resolver problemas.
5Trabalha duro para melhorar a própria performance.
6Procura maneiras de fazer as coisas sempre melhor.
7Toma a iniciativa para tornar as coisas melhores.
BABERTURA AO NOVO
1É curioso(a) para aprender sobre assuntos diversos.
2Respeita culturas e religiões diferentes.
3Produz ideias originais e diferentes.
4Integra conceitos diferentes em ideias originais.
5Questiona e articula diferentes pontos de vista em ideias claras e concisas.
6É autêntico na forma de se comunicar e no estilo de vida, desafiando o status quo e tomando o caminho menos conhecido.
7É transparente e demonstra comportamento ético.
CTOMADA DE RISCO
1Toma decisões sem esperar todas as autorizações necessárias.
2Decide a própria vida e destino.
3Sente-se confortável em cometer erros.
4Sente-se confortável em reconhecer seus pontos fracos.
5É ciente dos seus medos e quer superá-los.
6Experimenta e testa novas ideias e conceitos.
DTRABALHO EM EQUIPE
1Gosta de trabalhar num ambiente de equipe.
2Adapta-se às necessidades do time.
3Respeita opiniões diferentes.
4Aprecia personalidades e perspectivas diferentes numa equipe.
5Compreende os motivos que influenciam o comportamento de seus colegas.
6Compreende seus colegas prestando atenção no que eles falam.
EAUTO-CONHECIMENTO
1Consigue descrever o que influencia vários dos seus sentimentos (medo, excitação, motivação, frustração, raiva, etc).
2Demonstra estar ciente do seus sentimentos (medo, excitação, motivação, frustração, raiva, etc).
3Reconhece seus pontos fortes e fracos.
4Consegue descrever como seus sentimentos influenciam suas ações.
5Aceita feedback facilmente e está sempre procurando maneiras de melhorar.
FAUTO-CONTROLE
1Atua de maneira apropriada mesmo em situações difíceis emocionalmente.
2Controla seus impulsos em prol dos seus colegas.
3Mantém sua compostura mesmo em situações difíceis.
4Mantém a calma mesmo em situações estressantes.
5Consegue controlar situações e deixar seus colegas tranquilos e seguros que tudo será resolvido.
GRECONHECIMENTO
1Reconhece os esforços e trabalho dos seus colegas/subordinados.
2Dá feedback individual a colegas frequentemente, e eles acham esse feedback bastante útil para fins de desenvolvimento profissional e pessoal.
3Gosta de ser reconhecido pelo trabalho que fez.
4Gosta de ajudar seus colegas a a se desenvolverem nos campos profissional e pessoal.
5Investe tempo e energia ajudando seus colegas a se desenvolverem profissional e pessoalmente.
6Preocupa-se com seus colegas e como eles se desenvolverão profissional e pessoalmente.
HOTIMISMO E ENERGIA
1Enxerga o lado positivo em pessoas, situações e eventos mais frequentemente do que o negativo.
2Energiza as pessoas ao meu redor para projetos ou ideias específicas.
3É percebido como alguém energético e apaixonado.
4Enxerga o futuro com esperança.
5Tem uma visão positiva sobre o mundo.
6Enxerga oportunidades ao invés de ameaças.
7Enxerga possibilidades ao invés de problemas.
IIMPACTO PESSOAL
1Convence seus colegas entendendo seus interesses pessoais.
2Convence seus colegas a fazer o que acredito ser o melhor.
3Antecipa como seus colegas se comportarão quando tentar convencê-los.
4Lidera construindo uma sensação de orgulho e afiliação na equipe.
5Lidera utilizando o melhor em cada membro da equipe.
6Lidera inspirando seus colegas.
7Consegue fazer as coisas acontecerem.

FONTE: transforme.is

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