terça-feira, abril 1

GESTÃO DE PESSOAS: Viver para Mudar e Mudar para Viver

A Mudança gera expectativas que transforma o profissional




Qualquer pessoa quando colocada diante de um novo desafio ou qualquer mudança, cria expectativas, agimos assim porque nossos colocados em situações inovadoras que nos permitem sairmos da zona de conforto.


Um bom exemplo disto é o Ano Novo, as pessoas são tomadas por uma energia de expectativa em que tudo vai mudar no ano que se inicia tudo será diferente. Porem não nos atentamos o quanto isto é importante na vida de cada um, pois a expectativa de que tudo pode melhorar ou ser diferente, inconscientemente é a chance de tentar novamente, de fazermos diferente, mudarmos nossas historias, mesmo que seja apenas uma passagem de ano ou um dia após o outro...


Na área profissional também agimos assim, quando mudamos de empresa, ou até mesmo uma mudança organizacional interna, geramos uma expectativa em que nos motiva a impulsionar nossa criatividade e desenvolvimento, que poderia estar estagnada por uma situação conformista ou até mesmo confortável. 


É claro que o novo gera insegurança, medo do desconhecido, mas o lado positivo deste novo desafio, trás energia e disposição profissional, gera criatividade, resgata metas e objetivos adormecidos pela zona de conforto. 


Mas também existem “profissionais vampiros” que sugam esta energia através de uma espiral negativa te levando a uma desmotivação interna imperceptível, porem irreversível. 


Devemos identificar dentro da equipe, funcionários que tendem a este perfil negativo, no qual tentam influenciar novos colaboradores ou ate mesmo profissionais inseguros a visualizar mudanças como algo negativo, trazendo sempre a perspectiva dolorosa das coisas, inserindo no ambiente o medo, consequentemente a falta de iniciativa e atitude para enfrentar novos desafios e alavancarem suas trajetórias profissionais. 


Esse “vampirismo profissional” ocorre sempre por insatisfação ou insegurança de serem ultrapassados por estarem estagnados no comodismo, porém não fazem nada para mudar sua trajetória diante disto, agem contaminando a visão dos colegas e distorcendo as novas possibilidades de desenvolvimento


Agindo desta forma geram nas equipes profissionais pessimistas e estagnados, que se opõem a qualquer desafio proposto, conturbando e distorcendo profissionais visionários.


Como profissionais de RH temos que estar atentos a esses sugadores de energias positivas e não nos deixar influenciar, temos o dever de identificar e neutralizar a influencia negativa dentro da equipe, cortando o mal pela raiz, isto é, eliminando a maça podre das nossas equipes, cultivando apenas talentos que querem evoluir e desenvolver suas trajetória profissionais diante dos novos desafios. Pois não somente como profissionais, mas também na vida pessoal, mudamos para viver e vivemos para mudar...




FONTE: RHPortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário