terça-feira, abril 15

Como montar uma descrição de vaga para fisgar o profissional de Marketing Digital ideal

candidato alvo para marketing digital


Já falamos em outros posts sobre as atividades desenvolvidas por profissionais de Marketing Digital onde procurar os candidatos ideais para ocupar esse cargo tão importante para a geração de resultados em sua empresa. Sabemos que essa contratação não é um processo simples – ainda não há muitos profissionais qualificados na área e esse número diminui de acordo com as exigências para ocupar o cargo. Por isso, montar uma descrição de vaga clara e com informações essenciais pode agilizar (e muito!) a sua busca.
É preciso que a sua empresa foque exatamente no alvo desejado, pois não adianta sair atirando para todos os lados, receber inúmeros currículos, ter trabalho para filtrá-los para, no fim, encontrar um ou dois bons candidatos. E isso também vale para o outro lado. Quando uma pessoa busca uma oportunidade de emprego, ela também procura algo que se encaixe com seus anseios. Por isso, quanto mais precisa for a descrição, maiores são as chances do candidato certo concorrer à vaga.
Neste post destaco os quatro pontos que não podem faltar na descrição de vaga de profissionais de Marketing Digital.

Habilidades/Conhecimentos

É importante ressaltar quais são as habilidades que o candidato deve ter e a carga de conhecimento necessária para a execução das tarefas. Vamos ver alguns exemplos:
Para produção de conteúdo, é primordial saber escrever. Capacidade analítica para transformar informações em texto e domínio do português também são habilidades essenciais. Saber mexer em plataformas de publicação como o WordPress pode ser um conhecimento desejável.
Conhecimentos em ferramentas específicas também podem ser requisitos do candidato: Google Analytics, Google Webmasters Tool, Excel, entre outras. É bom ter claro que alguns conhecimentos podem ser aprendidos, caso sua empresa tenha tempo e disponibilidade de investimento em capacitação.

Atividades e responsabilidades

É comum que empresas descrevam suas vagas de uma maneira resumida, sem detalhar as atividades cotidianas. Isso pode resultar em dois problemas: ter um funcionário insatisfeito com suas demandas (pois achava que desempenharia outras atividades) e ainda a chance de ter alguém não capacitado para realizar as ações esperadas.
Veja alguns exemplos de como colocar as atividades e responsabilidades no escopo da vaga:
  • Criação e disparo de Email Marketing mensal
  • Produção de posts semanais para atualização do blog da empresa

Qualidades pessoais

Uma pessoa que apenas execute o que é pedido pode não ser seu funcionário ideal. Nesse ramo é preciso profissionais que vão além do básico. Não basta alguém que saiba escrever perfeitamente, é preciso que ele tenha proatividade e criatividade para pensar em novos temas de posts, e por aí vai.
Se sua empresa tem preferência por determinadas características pessoais que ajudarão no desempenho das suas tarefas, assim como na integração e relacionamento com o resto da equipe, coloque isso na descrição da vaga oferecida.
Alguns exemplos que podem ser interessantes para a sua empresa:
  • Ter boa capacidade de resolução de problemas
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ser curioso

Experiência

Esse item varia de empresa para empresa: algumas podem optar por contratar apenas profissionais com experiências anteriores, enquanto outras estão abertas a contratar pessoas com menos ou nenhuma experiência.
Seja qual for o caso, destaque essa informação na vaga. Isso evita candidaturas inadequadas. Se houver algum tempo específico ou área de experiência que a empresa deseje, coloque isso na descrição: experiência mínima de X anos na área Y.

Informações adicionais

Além desses quatro pontos, algo que pode atrair seus candidatos (e excluir quem não se encaixa no perfil desejado) é expôr os valores da empresa e as perspectivas de uma carreira por lá. Uma boa ideia é ter no site uma seção “Trabalhe Conosco”. Aqui na Resultados Digitais,criamos uma página em que contamos como é trabalhar aqui, pontos positivos (flexibilidade de horário, happy hour semanal, etc.) e o que esperamos dos novos colaboradores.
Horário, benefícios e outras informações que possam interferir na decisão do candidato também são relevantes.
O único cuidado extra que indico é ser transparente com o que está ofertando. Não tente “enganar” seu candidato com falsas promessas. Em pouco tempo ele vai descobrir que as coisas não funcionam como esperado e pode pedir demissão – e você corre o risco de voltar à busca de um novo profissional.

FONTE: resultadosdigitais


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