O crescimento do número de plugins de e-commerce para WordPress vem colocando essa plataforma como uma opção mais que viável para a criação de lojas virtuais.
A plataforma WordPress foi lançada originalmente em 2003, como ferramenta de construção de blogs, mas de lá para cá, muita coisa mudou.
Com a utilização dos plugins de e-commerce para WordPress podemos criar atualmente, lojas virtuais bastante sofisticadas que não ficam nada a dever para outras plataformas de e-commerce.
No segmento de criação de sites, o WordPress já é uma unanimidade. Se você pode montar um site usando essa plataforma, por que reinventar a roda criando o site do zero?
Esse mesmo raciocínio começa a ganhar espaço também na área do comércio eletrônico, graças aos plugins de e-commerce que tem sido lançados nos últimos tempos.
O que são os plugins do WordPress
Para quem não está familiarizado com o WordPress, vale a explicação. Os plugins são sistemas acessórios que são instalados sobre a plataforma original desse CMS – Content Management System, que agregam novas funcionalidades ao sistema original.
Com eles, podemos, por exemplo, inserir botões de compartilhamento em redes sociais, melhorar a capacidade de indexação do site, blog ou loja virtual nas ferramentas de busca, e em nosso caso específico, até mesmo transformas o WordPress em uma loja virtual completa.
Existem literalmente milhares de plugins para WordPress e para felicidade da comunidade de desenvolvedores de lojas virtuais baseadas em plataformas de e-commerce open source, vem crescendo o número deles voltados para a criação de lojas virtuais.
O universo das plataformas de e-commerce open source
O WordPress é um sistema de código livre, ou seja, qualquer pessoa pode baixar o código e usá-lo sem custo algum. A bem da verdade, ele foi uma das primeiras plataformas a trabalhar seguindo essa filosofia, ainda nos idos de 2003.
Esse conceito foi ganhando espaço até chegar ao comércio eletrônico. As plataformas de e-commerce open source são hoje em dia uma realidade no cenário do comércio eletrônico mundial, e a Magento, por exemplo, é tida como uma das queridinhas do mercado.
Com o crescimento no número de plugins de e-commerce para o WordPress, a plataforma passou a disputar também esse esse espaço e atualmente, segundo um levantamento feito pelo site WaapAlyser, as lojas virtuais que usam o WordPress já surgem no segundo lugar da relação de sistemas open source utilizados no comércio eletrônico em todo o mundo.
Em nosso Curso de WordPress temos notado um volume cada vez maior de pessoas que estão lá para aprender os princípios básicos do funcionamento da plataforma para depois usá-la em seu projeto de e-commerce.
Cresceu também o número de desenvolvedores que resolveram aprender a lidar profissionalmente com a plataforma para depois poderem oferecer o serviço de criação de lojas virtuais a seus clientes.
A verdade é que com o encarecimento das plataformas de e-commerce, a opção de criação de uma loja virtual utilizando a plataforma WordPress fica cada vez mais interessante em função do seu baixo custo.
Os principais plugins de e-commerce para WordPress
Atualmente contamos com dezenas de opções nessa área, mas o destaque fica por conta do WooCommerce, um plugins gratuito que se notabilizou por sua robustez e flexibilidade.
O WooCommerce quando instalado junto com o WordPress, cria toda a estrutura de e-commerce na plataforma, com gestão de produtos, carrinho de compras e todas as etapas de checkout.
- Configurações básicas para uma plataforma de e-commerce
- Funcionalidade para inserção e administração de produtos
- Configuração de impostos
- Configuração de meios de pagamento
- Definição de formas de entrega
- Integração com outras plataformas como Google Analytics
Como você pode ver, o plugins cria toda a estrutura para criação de uma loja virtual com o WordPress.
Indo mais além
Um dos motivos para a popularização desse plugin foi o surgimento de uma série de plugins complementares a ele, que possibilitam a expansão de funcionalidades a serem agregadas à loja virtual.
No caso brasileiro, surgiram uma série de plugins de e-commerce para WordPress que se adaptam ao WooCommerce, que ajudaram a deixar essa opção tão popular por aqui.
Para citar alguns exemplos, dispomos no mercado brasileiro de plugins como:
- WooCommerce para PagSeguro, Moip, Mercado Pago e Bcash
- Woocommerce Cielo
- WooCommerce Extra Checkout Fields for Brazil
- Woocommerce Boletos
- Woocommerce Correios
Pronto. Se a sua dúvida eram esses aspectos específicos do e-commerce brasileiro, problema resolvido.
Se você quiser adicionar outras funcionalidades à loja virtual, pode recorrer também a uma infinidade de plugins criados por desenvolvedores independentes e negociados em market places como o Evato Market, que possibilitam agregar ainda mais funcionalidades às lojas virtuais criadas com a dupla WordPress e WooCommerce.
Como você pode ver, montar uma loja virtual com o WordPress não é mais apenas um sonho como era antigamente. Com os plugins de e-commerce para WordPress, essa é uma opção cada vez mais viável.
FONTE: guiadeecommerce
Nenhum comentário:
Postar um comentário