Facebook é o recurso que mais dá retorno em vendas, de acordo com os entrevistados
O empreendedor digital irá investir mais em marketing em 2014, segundo o levantamento “Quem é o micro e pequeno empreendedor virtual brasileiro”, realizado em janeiro pela plataforma de e-commerce Loja Integrada, que traçou o perfil deste público e quais são seus planos e expectativas para 2014.
De acordo com a pesquisa, investir em marketing e mídia é a principal dificuldade apontada pelos empreendedores ao abrir uma loja virtual e, por esta razão, a grande maioria afirma que este é o foco do ano. “A pesquisa apontou que os lojistas virtuais estão otimistas em relação a 2014 e vão alocar recursos para divulgar mais o e-commerce”, explica Adriano Caetano – Diretor da Loja Integrada.
Para os entrevistados, o facebook é o recurso que mais dá retorno em vendas, seguido do e-mail marketing. “A rede social e o e-mail marketing são recursos com custo benefício bastante atraente, que trazem novos clientes para loja virtual e ajudam o pequeno a criar o boca a boca”, explica Adriano. Para o especialista em e-commerce, é preciso aproveitar todas as oportunidades de divulgação que a internet oferece. “Se você não se comunicar, o cliente não chegará até você. Defina seu público e mãos à obra. Redes sociais, Google, blogs, banner em outros blogs relacionados aos seus produtos, comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre, e-mail marketing. Use sua criatividade e inove na comunicação”, explica o diretor.
O potencial deste mercado é expressivo, explica. “Apenas 30% das pessoas que têm acesso à internet compram online. Isso significa que há um enorme mercado para o lojista nos próximos anos com novos consumidores digitais”, explica.
Quem é o micro e pequeno empreendedor digital?
1806 lojistas virtuais de todo o Brasil/janeiro de 2014
• 73% têm até 40 anos;
• 56% pertence à classe B1;
• 74% ingressaram na faculdade;
• 67% são homens e 33% mulheres;
• 71% investiu até R$ 1 mil;
• 42% têm conhecimentos básicos de informática;
• O sonho de empreender é a motivação principal para abrir uma loja virtual e, em segundo lugar, aumentar a renda familiar;
• A loja virtual é o primeiro negócio próprio para 47% deles e 63,5% investe em seu primeiro e-commerce;
• Para 1 em cada 3, a loja virtual não tem relação com sua área de atuação;
• 25% produz o produto que vende;
• Apenas 20% se dedica exclusivamente a loja virtual;
• 60% trabalha sozinho e 77% na própria casa;
• Ter um negócio próprio é a principal alegria do lojista virtual e investir em marketing e mídia a principal dificuldade;
• Mídia Social é a estratégia que mais traz resultados em vendas, seguida de e-mail marketing;
• 70% estão otimistas com o futuro financeiro;
• Para 2014, maioria quer investir mais em marketing.
FONTE: administradores
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