Especialistaslistam as dicas para que empreendedores aprendam a identificar o que é realmente tendência
Lojas especializadas em frozen yogurt, brigadeiros e paletas mexicanas. Esses são apenas alguns exemplos de negócios que chamaram a atenção de muitos empreendedores, fazendo surgir várias empresas do mesmo segmento. Na empolgação, muitos não identificam o risco de a tendência ser apenas um modismo, o que exige cuidado redobrado para se manter no mercado.
Para Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo do Insper, desbravar novos mercados, criar novos hábitos e ter um caráter inovador são algumas características presentes nas tendências de mercado.
Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP, afirma que são poucos empreendedores que realmente faturam com um "produto ou serviço-tendência". “Se todo mundo deseja entrar no mercado porque a demanda é grande, acaba que os preços não podem ser altos e as margens de lucro, também não”, explica.
“Quando tem uma grande quantidade de empresas abrindo no mesmo segmento ao mesmo tempo, todo mundo acha que o seu negócio vai ser o mais inovador. É essencial pensar em algum diferencial”, afirma Felipe Wasserman, professor da ESPM. Veja outros cuidados apontados pelos especialistas.
1. Você tem fornecedor?
Uma empresa, independente do seu porte, não pode depender somente de um fornecedor, pois acaba ficando sem poder de negociação de preços e prazos. Wasserman explica que se você produz o seu próprio produto também é imprescindível calcular se a sua capacidade de produção é suficiente para manter o negócio.
“Se você fica nas mãos do fornecedor não existe negociação. Você pode correr riscos de encolher a margem de lucro da sua empresa e isso tem um limite”, afirma Sinelli.
2. Quem são os seus clientes?
Se o seu produto ou serviço atende somente uma pequena parcela de consumidores, é preciso cuidado para que o faturamento não seja comprometido. “Qual é o potencial de lucratividade? Tem que ficar atento a algumas questões básicas, como tamanho do mercado. Existem dados que podem ser facilmente encontrados na internet”, ensina Cynthia. “Você não pode ficar dependente de um cliente, caso contrário você pode quebrar”, diz Sinelli.
3. É fácil de copiar?
Se você teve a mesma ideia de abrir um negócio em um nicho de mercado em alta, outros empreendedores terão também. “Se qualquer um faz o que você faz, a concorrência vai ser muito grande e você não vai ser tão diferente assim. Além disso, com uma oferta muito grande, os preços cobrados tendem a cair”, explica Sinelli.
Uma maneira de se antecipar nas tendências é acompanhar os passos dos principais concorrentes. “Verificar quais ações ou insights podem ser aplicados no meu empreendimento e quais são as ameaças futuras que podem impactar também”, conta Cynthia.
4. Existe a ameaça dos substitutos?
Muitas vezes, o empreendedor aposta que o seu produto ou serviço é único. Entretanto, Sinelli afirma que ele deve se questionar se existem empresas que podem vir a fazer a mesma coisa, melhor e mais barato. “O cliente também pode buscar uma solução diferente, como os produtos substitutos. O empreendedor não pode seguir sempre com o mesmo plano que tinha feito sem se adaptar”, conta.
5. O produto agrada o consumidor brasileiro?
No caso de uma tendência inspirada do exterior, antes de investir todo o seu capital para abrir o negócio no Brasil é preciso verificar se são precisos ajustes para agradar os potenciais consumidores. “Algumas características precisam ser adaptadas e, às vezes, não dá para você copiar determinados mercados. A gente tem algumas limitações de ordem legal e econômica. Ao trazer uma ideia, você tem que explorar e entender como o público potencial aceita essa ideia”, detalha Cynthia.
“O que lá fora pode ser uma coisa muito boa, aqui pode ser uma coisa diferente e não é certeza de que dará certo”, resume Sinelli.
FONTE: Exame
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