Uma das áreas em que o empreendedor está sempre interessado é a parte de vendas.
“Como faço para vender mais?”, “Onde devo divulgar minha empresa?”, “Qual a melhor forma de fazer minha empresa ficar conhecida?” são as perguntas mais comuns.
Porém, é impressionante como a grande maioria das empresas pensa apenas nos novos clientes e esquece dos seus clientes atuais, que o ajudaram a chegar onde a empresa está. Vale a pena ressaltar que todo mundo sabe que é mais fácil e barato manter um cliente do que conquistar um novo.
Com esse tipo de mentalidade, as empresas precisam constantemente brigar para vender para novas pessoas, enquanto investir em fidelizar clientes facilitaria muito mais todo o processo de vendas.
Para facilitar esse processo, seguem 3 dicas essenciais manter a chama da paixão acesa por muito tempo no relacionamento com seus clientes. A saúde financeira da sua empresa agradece.
Cumprir prazos
Pois é, começamos com algo bem óbvio e já citado antes milhares de vezes. Porém, se é tão óbvio, por que será que vemos tanta dificuldade para as coisas serem entregues no prazo?
Um ponto muito importante de deixar claro que é que a felicidade das pessoas com as outras não é absoluta, é sempre relativa. Por exemplo, Bill Gates não me ligou nos últimos 3 meses, porém não vejo problema nisso, já que não estava esperando essa ligação dele.
Por outro lado, se um fornecedor me promete algo importante e demora 1 dia para me entregar, pode ter certeza que isso me deixará decepcionado.
Lógico que imprevistos acontecem e nem sempre dá pra entregar tudo 100% conforme o prometido, mas nessas horas a melhor coisa a fazer é acertar a expectativa.
Por exemplo, se o prazo do seu serviço é semana que vem e você sabe que atrasará pelo menos mais uma semana, é muito melhor avisar agora e reestabelecer o prazo do que chegar no dia e mandar uma desculpa do tipo “Então, veja bem… Não vai dar pra entregar hoje. Houve um imprevisto”.
Se você quiser evitar que seu cliente pule para o próximo fornecedor que aparecer, cumprir as expectativas criadas é de longe o passo mais importante para manter viva a paixão dele pela sua empresa.
Recomendar opções de melhoria
Agora que já falamos sobre cumprir expectativas, vamos para o próximo patamar: superá-las.
Por mais profissional que você seja, sempre é possível entregar algo a mais sem comprometer o lucro da sua empresa.
Desde coisas simples como mandar uma mensagem de “Parabéns!” no dia do aniversário do seu cliente até passar recomendações técnicas de como é possível que ele tenha ainda mais resultados com seu serviço, ir além do esperado é algo que com certeza vai fazer com que ele pare de olhar para os seus concorrentes.
Facilitar o máximo o processo de pagamento
Poucas coisas são mais “quebra clima” no relacionamento com o cliente do que os processos de cobrança. Mesmo que corra tudo bem, só o fato de todo mês chegar um boleto ou outro tipo de cobrança é um lembrete constante de que aquilo é uma relação comercial.
Lógico que os 2 lados são profissionais e sabem que aquilo é uma transação financeira, mas não seria melhor se esse processo fosse mais fácil?
Pois é, uma dica específica para quem trabalha com serviços recorrentes é o Moip Assinaturas.
Além de permitir que você aceite cartão de crédito de forma fácil, ele faz cobranças automáticas no valor e frequência que você quiser, sem ter que ficar toda hora emitindo boletos, monitorando se eles foram pagos e ainda ter que fazer aquelas ligações chatas de “Então… Seu boleto não caiu… Quer que eu mande outro?”.
Se você vende algo em muitas parcelas ou presta serviços com recorrência, veja como o Moip Assinaturas pode facilitar sua vida por aqui.
Conclusão: Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas
Apesar da tecnologia fazer cada vez mais parte do mundo dos negócios, é essencial manter a mentalidade que o cliente do outro lado é uma pessoa e possui sentimentos e emoções, igual a qualquer outro ser humano. Esse conceito é fundamental para conseguir fidelizar clientes.
Por isso, focar nesse lado da expectativa é o que fará sua empresa se diferenciar no mercado.
Prestar atenção em detalhes simples, mas importantes, é o que separará os homens dos meninos na visão do seu cliente.
FONTE: saiadolugar
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