Apesar das gritantes diferenças, ter uma equipe heterogênea pode trazer muitos benefícios à companhia
Um estudo realizado pela Hays Group mostrou que 20% das companhias contratam profissionais aposentados. Desse total, 75% para cargos técnicos, 33% para a diretoria e 28% para a gerência. Uma das justificativas é mão de obra qualificada e necessidade de conhecimento específico.
Baby Boomers versus Geração Y e X
E, como fica a convivência entre os novatos e os profissionais da terceira idade? No panorama atual, os chamados Baby Boomers – nascidos entre 1940 e 1960, no fim ou logo após a Segunda Guerra Mundial - dividem o ambiente de trabalho com a Geração X, que têm entre 30 e 50 anos, como também com a Geração Y, jovens nascidos até 2000.
Para o psicólogo clínico e coach Eduardo Drummond, as diferenças podem trazer consequências à empresa, caso não haja um cuidado em aliar a sabedoria dos mais velhos com a explosão dos mais novos.
“A principal dificuldade é a questão da velocidade. Os profissionais mais novos são muito rápidos, às vezes até descuidados. Enquanto isso, os mais experientes podem ser excessivamente cuidadosos”.
Integração é fundamental para a produtividade
Drummond comenta que já viu muitos executivos boicotarem seus subordinados por terem medo de perder seu emprego para alguém mais novo. Sem uma comunicação eficaz a produtividade cai e a empresa é que sai prejudicada.
Apesar das gritantes diferenças, ter uma equipe heterogênea pode trazer muitos benefícios à companhia. Para isso, é preciso que todos os funcionários estejam integrados. Os profissionais “seniores” foram educados com muita rigidez, o que os torna partidários de uma hierarquia bem definida. Constantemente, apresentam dificuldades para lidar com perda de status e de poder. O mesmo temor está presente nos representantes da “Geração X”, marcada pela independência e pelo espírito empreendedor. Esses executivos se mostram receosos em entregar cargos de confiança aos mais jovens, que têm a conveniente característica de serem multifacetados (multitasking), mas normalmente não são afeitos a burocracia e formalidades.
“As qualidades de cada perfil de funcionário podem ser somadas, criando um ambiente próspero”, comenta o especialista.
FONTE: administradores
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