Qual é o combustível que impulsiona uma partida desde a idéia até o lançamento de um sucesso sustentável? É uma idéia assassino?Financiamento? Receita? Atrair os melhores talentos? Um líder visionário?
A resposta correta é o feedback dos clientes - muitos e muitos de nossos clientes que, como o fundador da sua startup, pode aproveitar para desenvolver um ótimo produto para que os usuários vão enlouquecer.
Neste artigo, você vai encontrar as maneiras pelas quais você deve estar solicitando o tipo de feedback dos clientes que podem fazer ou quebrar sua startup.
Feedback para cada etapa da sua Startup
Existem várias fases distintas de uma partida: a ideia fase, a fase de pré-lançamento, a fase de tracção precoce e (espera) de um longo período de crescimento e longevidade . A opinião dos clientes desempenha um papel central em tudo isso.
O feedback pode e deve ser reunidos numa série de maneiras. A maioria das respostas virão através de conversas diretas com seus clientes em uma variedade de canais, mas você também pode obter um feedback, simplesmente através da observação.
É importante que você não confiar apenas em um método, como e-mail (e-mail, embora ainda pode ser muito eficaz). Você verá que os clientes respondem de forma diferente dependendo da fase em que você está em, os usuários beta de pré-lançamento tendem a ser mais engajados do que os usuários de teste pós-lançamento casuais. Você também pode descobrir que alguns clientes preferem e-mail, outros preferem bate-papo e algumas pessoas vão te dar um melhor retorno sobre o telefone ou em pessoa.
A linha inferior é que você deve manter as linhas de comunicação abertas em todos os momentos - desde a fase de idéia até o lançamento e além.
Feedback sobre sua idéia
Então você veio acima com o que você acha que é uma idéia brilhante para o seu arranque. Se você largar tudo, se tranca em seu escritório e começar a programar a primeira versão? Claro que não.
Seu primeiro passo - antes de fazer qualquer outra coisa - deve ser para começar a falar com as pessoas. Informar as pessoas sobre a sua ideia, e não se preocupe com eles roubá-lo.
Há maior risco de não falar com as pessoas do que o risco de que alguém possa levar a sua ideia.Você quer evitar a investir muito tempo e dinheiro em uma idéia que ninguém se preocupa, então você deve começar a falar com as pessoas agora para ver se esta idéia é que vale a pena.
Você provavelmente está tão empolgado com este conceito que você quer dizer a alguns amigos sobre isso, e isso é um bom começo.Veja se este conceito faz com que, mesmo remotamente, sentido para ninguém além de si mesmo, mas não gastar muito tempo conversando com os amigos. Eles tendem a dar-lhe um feedback positivo apenas porque eles são seus amigos (mesmo se você pedir-lhes para ser crítico). Mais importante ainda, seus amigos não são necessariamente os seus clientes-alvo.
Seu próximo passo deve ser procurar entre cinco e 10 pessoas que você considera ser seus clientes-alvo e iniciar algumas conversas. Não seja tímido.Ter uma idéia para ajudar os donos de lojas de varejo de vestuário vender mais roupas? Andar em um shopping e conhecer alguns lojistas. Quer construir uma ferramenta para ajudar os programadores a otimizar o seu código? Apresente-se na programação de fóruns e meetups desenvolvedor locais.
Seu objetivo nesta fase é identificar o ponto de dor ou o problema de seu produto pretende resolver. Você pode ter o problema sozinho, e que poderia ter levado à idéia, em primeiro lugar, mas é importante que você valide o fato de que os outros têm o mesmo problema, ou alguma variação dela.
Faça perguntas abertas, como:
- "Como você atualmente lidar com X, Y ou Z?"
- "O que frustra você sobre isso?"
- "O que mais?" Cavar mais fundo e levá-los a dizer mais.
Não vá diretamente para o seu campo; começar por pedir um monte de perguntas. Seu único objetivo neste momento é ganhar uma sólida compreensão de cada pessoa, o que as suas frustrações e pontos de dor são, e aprender o que eles mais valorizam.
Comentários Liderando para lançar
Depois de ter validado o ponto de dor com os clientes-alvo, é hora de cavar mais fundo. Você precisa de feedback dos clientes para validar o conceito do seu produto, e se é ou não é algo que vale a pena o dinheiro dos clientes.
Nesta fase, você deve ter algum tipo de página de destino em seu site para coletar endereços de e-mail. Há uma variedade de maneiras de fazer isto: Algumas startups têm um "em breve" página simples, enquanto outros oferecem conteúdo educacional ou não valioso em troca de endereço de e-mail de um visitante.
No entanto, você optar por construir a sua lista de pré-lançamento, é imperativo que você chegar e contactar pessoalmente cada assinante. Comece uma conversa por e-mail e tentar agendar um telefonema.
Agora o seu trabalho é a realização de entrevistas em profundidade para obter uma compreensão mais clara dos pontos de dor do cliente, valores e como seu produto pode beneficiá-los. Ao contrário de sua primeira rodada de entrevistas, no qual você estendeu a mão para os clientes-alvo em potencial, agora você está tendo conversas com clientes que manifestaram interesse no que você está fazendo. Isso faz com que esta fase do feedback dos clientes ainda mais valioso.
Feedback sobre o seu conteúdo
Uma forma inteligente de construir uma audiência, antes e após o seu lançamento, é colocar para fora um monte de conteúdo valioso. Comece a blogar, colocar para fora os vídeos do YouTube, envie e-mail newsletters ou dar um ebook livre.
Seu objetivo como você produz e conteúdo liberação deve ser dupla: É uma ótima maneira de construir a sua lista e tráfego para o seu site, mas o mais importante, é um outro veículo para solicitar feedback.
Inclua um call-to-action no final de seus artigos do blog, ou no final do seu boletim informativo e-mail, pedindo aos leitores a responder com perguntas e comentários. Monitorar quais os artigos estão sendo compartilhados e falou sobre a mais.
Recolha de feedback sobre o seu conteúdo é uma ótima maneira de aprender o que as perguntas mais comuns, desafios e metas do seu público está. Você pode usar esse feedback para criar e liberar o conteúdo ainda mais valioso.Você também pode usá-lo para informar suas mensagens de marketing e direitos autorais - cada bit ajuda.
No início de tração feedback
O grande dia chegou! Você já lançou o seu arranque, ou pelo menos abriu as portas para os clientes beta, e espero que você ainda está coletando feedback.
Claro, o primeiro feedback que você está procurando ou não os clientes estão tirando suas carteiras e inserir suas informações de cartão de crédito. Se isso não está acontecendo (num prazo razoável), você pode precisar de circular de volta para as conversas que você teve antes. Peça para conversas de acompanhamento com os primeiros clientes para ver como suas opiniões podem ter mudado desde que você lançou.
Você está oferecendo um período de teste gratuito? Use uma ferramenta comoIntercom.io para monitorar a atividade em seu aplicativo e ver quais as áreas que podem estar causando atrito para os clientes. Estenda a mão para os usuários experimentais para ajudar com o processo de integração. Além de ajudá-los a usar o aplicativo, fazer-lhes perguntas, incluindo:
- "Como você nos encontrou?"
- "O que fez você decidir começar o seu julgamento?"
- "Qual é a maior coisa que te impede de upgrade para uma conta paga?"
Utilize este feedback para ajudá-lo a melhorar o seu funil de vendas. Promover os benefícios - como descrito por seus clientes - em seu site marketing.Suavizar o processo de integração, com base no que você aprendeu, ajudando os usuários experimentais. Faça os ajustes necessários para superar os maiores usuários objeções tem que atualizar.
Ongoing Customer Feedback
A opinião dos clientes não é apenas para a fase de tração pré-lançamento e início de sua inicialização. É fundamental que você priorizar feedback dos clientes em uma base contínua.
Seu formulário de cancelamento é um lugar onde você sempre deve recolher feedback. Cancelamentos dos clientes são um fato da vida para cada partida.No fundador gosta de ver os clientes ir embora, mas cancelamentos apresentar uma valiosa oportunidade de aprender o que está causando a insatisfação com o produto. Adicionar uma entrada de texto obrigatório, onde os clientes devem preencher o motivo do cancelamento, e, em seguida, procurar padrões e conecte os buracos para baixar a sua taxa de cancelamento.
Suporte ao cliente é outro ótimo lugar para processar feedback valioso, e é por isso fundadores devem ser os que equipam as solicitações de suporte ao cliente para o maior tempo possível antes de terceirização de TI.
Não olhe para o suporte ao cliente como apenas um lugar para começar as perguntas de clientes atendida.
Olhe para as áreas comuns, onde os clientes estão executando em apuros. Procure perguntas mais frequentes. Faça anotações maneiras de melhorar o seu produto e cópia website.Isto não só irá reduzir a perguntas de suporte da repetição, mas que também irá fazer seu produto mais fácil de usar, para fazer uma experiência deliciosa que os clientes terão todo o prazer recomendar a outras pessoas.
A opinião dos clientes também irá ajudá-lo a determinar quais novos recursos para priorizar. Fique em contato constante com seus clientes mais ativos, e obter a sua opinião sobre os primeiros protótipos de novos recursos. Veja como os clientes reagem às introduções de novos recursos.
Às vezes, pode ser benéfico para remover um recurso de seu produto. Talvez seja causando muita confusão, ou que é difícil de manter. Claro, você só deve fazer isso se você está confiante de que poucos, se houver, os clientes estão usando este recurso. Tente removê-lo e ver se ninguém reclama. Neste caso, se você está recebendo pouco ou nenhum feedback dos clientes, que é uma coisa boa.
Quais são algumas das maneiras que você está coletando e aproveitando o feedback do cliente em sua startup? Compartilhá-los com a gente nos comentários.
FONTE: mashable
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