segunda-feira, julho 22

Como construir uma marca sólida para sua startup

O empreendedor e artista multimídia Willie Peña conta como construir uma boa imagem para negócios digitais


marca_construção (Foto: Shutterstock)

Um dos grandes desafios de uma startup é criar uma marca identificável por seus consumidores e reconhecida pelo mercado. A marca não se refere somente ao produto. É um emblema de toda a empresa e carrega em si outros elementos, como sintonia com as tendências, gestão profissional e valores. As startups não têm condições de realizar campanhas caras para comunicar isso ao mercado, mas podem construir sua marca utilizando mão de obra própria e ferramentas de baixo ou nenhum custo.
O desenvolvedor, designer e produtor musical Willie Peña sabe disso muito bem. Artista e empreendedor multimídia, ele já abriu dois negócios próprios e fez trabalhos de freelancer para empresas como IBM e Colgate. Em um post do dia 26 de junho para a comunidade Bplans, ele elenca quatro passos para construir a marca de uma startup com poucos recursos.
1. Faça pesquisa de mercado 
Ao identificar as tendências e as preferências dos consumidores, a startup pode gerenciar sua imagem de forma ativa. Por exemplo, em eventuais mudanças no mercado, quem estiver atualizado em relação às novidades estará um passo à frente da concorrência. Essa pesquisa deve ser feita pela própria startup, que pode utilizar redes sociais, aplicativos específicos, grupos de discussão com consumidores, estudos prévios e até a lista de e-mail. O importante é dialogar com pessoas para as quais o produto ou serviço seja relevante.

Há cinco passos para avaliar na sua pesquisa de mercado, segundo Peña. O primeiro é estabelecer as questões que serão propostas aos clientes. Depois, é necessário determinar quais são as melhores fontes de informação e o meio de chegar até elas. O terceiro passo é distribuir as questões de acordo com diferentes grupos de entrevistados; e o quarto, organizar as respostas conforme chegarem à empresa. Por último, o resultado da peneira de informações deve prover o empreendedor de ideias para se adaptar ao humor do mercado e identificar a marca com novas oportunidades.
2. Alinhe a voz do seu negócio com a do mercado
Sabendo das movimentações do mercado, a empresa se posiciona como pioneira e autoridade no setor em que atua, antevendo as tendências e saindo na frente da concorrência. Segundo Peña, para ter essa vantagem, o empreendedor deve se perguntar:
- O que é valor para a minha audiência?
- Que valores extras a empresa oferece em relação à concorrência?
- Que problemas meu produto pode solucionar?
- O que meu público considera como qualidade?

As perguntas podem ser ainda mais destrinchadas se segmentadas conforme critérios como localização, gênero, idade e poder de compra. Quando o empreendedor realmente entende as peculiaridades de seu público-alvo, suas ações irão refletir o interesse dos consumidores.
3. Institua valores para todos os aspectos do negócio

Todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação em redes sociais, sites e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e consumidores. Por causa da internet e das redes sociais, as empresas que não têm valores sólidos acabam sendo denunciadas e denegridas em algum momento.

4. Aproveite as possibilidades baratas de marketing

Blogs: são uma forma de o público interagir com a startup e uma ótima plataforma para a empresa disseminar seus valores e anunciar seus diferenciais.

Publicações locais: Peña sugere a contratação de jornalistas freelancers ou de uma assessoria de imprensa para chegar a veículos de comunicação que cubram a localidade onde a startup está baseada.
Fidelidade e depoimentos: como o boca a boca é gratuito e será sempre uma das ferramentas mais poderosas de marketing, a startup pode criar programas de fidelidade e publicar o depoimento dos clientes satisfeitos em sua comunicação.
FONTE: revistapegn.globo

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