quinta-feira, julho 18

AS PECULIARIDADES DO TEXTO DA WEB



Os textos para sites possuem algumas peculiaridades que os tornam diferentes de textos que são produzidos para outros veículos como jornais, revistas etc.



Os textos para sites possuem algumas peculiaridades que os tornam diferentes de textos que são produzidos para outros veículos como jornais, revistas etc.
O excesso e a velocidade das informações disponíveis na internet exigem dos leitores – agora internautas - uma outra postura frente aos textos. Existe uma grande quantidade de textos disponíveis, com informações interessantes e muitas vezes necessárias. Entretanto, o tempo para a leitura desses textos é cada vez menor. É preciso ser ágil para ler mais em menos tempo.
Os internautas costumam passar os olhos em um texto que aparece na tela antes de lê-lo. Dessa forma, vêem primeiro títulos, subtítulos e palavras em destaque. Daí a relevância dos títulos e a necessidade de escolher bem as palavras que ficarão em negrito. Se esses destaques forem interessantes, o leitor permanecerá na página, caso contrário migrará para outro site.
É preciso fazer com que o usuário leia e acredite no que está posto. Mas como fazer isso com esses usuários que não têm tempo, atenção e muito menos confiança?
Ao trazer os prêmios e certificados que recebeu, a empresa dá credibilidade às informações que divulga. Ao fazer isso, cria uma imagem de confiança, de seriedade e de respeito para os usuários. Além disso, os textos devem demonstrar claramente os objetivos da empresa, os benefícios que traz para seus funcionários etc.
Agora, é preciso fazer com que os internautas que naveguem pelo site da empresa leiam o que a página traz. Para isso, é fundamental que o texto seja claro, objetivo e que traga em destaque algumas palavras-chave que envolvam o leitor.

A Scritta, ao prestar o serviço da revisão para empresas que buscam criar sites de qualidade, preocupa-se com esses aspectos. Destaca palavras importantes, faz a revisão gramatical, preocupa-se com a objetividade e com a clareza dos textos.

FONTE: Scritta

Nenhum comentário:

Postar um comentário