sábado, abril 19

Comunicação como investimento e não custo


Dinheiro bem gasto não é custo e sim investimento, certo? A comunicação é ampla e todo mundo precisa dela, mas a diferença está na maneira que cada um utiliza. Investir em comunicação significa melhorar as vendas, ampliar a visibilidade da marca, fortalecer a imagem da empresa diante de seu público. Porém, é preciso conhecer a fundo este público e escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil, e não seguindo velhas receitas. Investir é ter resultados e não custos.

O sonho de todo profissional de comunicação é ser tratado como um médico, onde o paciente acredita e segue o que ele receita. Entretanto, neste universo da comunicação as coisas são bem diferentes. Um paciente chega ao consultório, diz os sintomas e escuta o diagnóstico ou aguarda a avaliação dos exames que o profissional da saúde pedirá. Após isto, segue suas orientações, toma os remédios nos devidos horários e, em casos extremos, muda até hábitos de seu cotidiano, como abandonar alguns alimentos que está acostumado a consumir, para seguir o quê? As orientações médicas!

O bom profissional de comunicação também sonha com este mundo perfeito, começando com sua mãe aprendendo o que ele faz exatamente até os “pacientes-clientes” que deveriam aguardar “exames”, avaliação e diagnóstico e só então seguir as orientações de comunicação que ele propuser. Mas de quem é a culpa das coisas não serem assim? Certamente não é da mãe do comunicólogo.

O problema é que para comunicação todos têm um remédio caseiro ou esperam um resultado nem sempre tão evidente como a cura de uma doença de forma imediata. Os tratamentos em comunicação são homeopáticos, feitos em longo prazo e até brilhantes ações são esquecidas quando o cliente não vende aquele produto que foi notícia em toda mídia.

Um profissional de comunicação precisa ser eficiente também em envergar o negócio de seu cliente como um todo, apresentar resultados, seguir a lei da selva. Pensar que o cliente vive de RESULTADOS, sempre deles. São os que fazem tudo começar e onde tudo pode acabar também. Contra resultados ninguém tem argumentos. Mas como mostrar isso sem nem conseguir convencê-los a começar um trabalho?

A chave talvez esteja na união, que além da força, faz o trabalho ser muito melhor. 

 Começa com os próprios profissionais de comunicação, com as agências de publicidade vendo além da mídia, que nem sempre é a ação mais eficaz, o assessor de imprensa que deve ver a publicidade como aliada e até o profissional de marketing da empresa, fazendo a ponte entre todos, mantendo todos conectados e informados e estando engajados de verdade às causas da instituição. Mas o sonho, de verdade, é que todos saibam diferenciar uns dos outros e a importância de cada um para que a comunicação seja realmente um investimento.


FONTE: Adnews

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