domingo, setembro 29

Reflexões essenciais para um novo empreendedor

Outro dia estava tomando café com um empreendedor e pensei em algumas coisas. A ideia dele é boa, ele tem financiamento e tem diversas escolhas. Porém fiquei com algumas dúvidas que normalmente não são perguntadas.
Como está o seu fluxo de caixa?
Um peixe não se importa muito se a água tem 20 centímetros ou 1 metro de profundidade. Desde que o nível nunca (nunca mesmo) chegue a zero, o peixe está bem.

Qual é o seu limite de fluxo de caixa? O que você está fazendo para continuar nadando?
Você está construindo lucro ou patrimônio?
Uma empresa que constrói uma marca, um legado e tem um grande público pode acabar valendo milhões, mesmo sem ter lucro. Esse é o caso do Tumblr.

Por outro lado, vemos empresas que não podem ser vendidas, mas que geram bastante lucro. Esse é o caso do consultório de um médico.
Seria muito bom se você pudesse aumentar tanto o patrimônio quanto o lucro, mas no curto prazo isso é improvável.
Qual é o seu papel?
Você quer ser um freelancer, um empreendedor ou um dono de empresa?

O dono de empresa é o chefe, com um emprego estável e lucrativo.
O empreendedor é um tipo de artista, que se joga em situações impossíveis e tenta resolver problemas que necessitam de muita coragem e paixão para resolver.
Não existe uma opção melhor ou pior, mas é uma escolha que você precisar fazer.
Você está tentando construir um time?
Alguns empresários querem reduzir os custos e a dor de cabeça. Outros querem criar uma cultura, treinar pessoas, conectá-las e o mais importante, liderá-las.

Que tipo de risco você está disposto a correr?
Existe o risco financeiro, emocional e da reputação (entre outros). Você está disposto a colocar o seu na reta todos os dias?

E finalmente, o mais importante, o porquê.
Por que você está fazendo isso?
Dessas perguntas, a que tem maior impacto no curto prazo é o fluxo de caixa. Se o fluxo de caixa acabar, o sonho morreu. Para se aprofundar nessa análise, confira o artigo O que é o fluxo de caixa e qual a sua importância.

FONTE: saiadolugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário