domingo, setembro 29

Rápidas Recomendações para a Escolha do seu Operador Logístico



1. Experiência e Conhecimento do seu Negócio. Experiência comprovada com produtos e/ou segmentos de mercado similares são importantes e imprescindíveis na escolha do seu operador logístico. Conhecimento prático vale muito mais do que a boa vontade e as promessas de outros prestadores de serviços.

2. Inteligência Logística. Seu operador deve possuir uma área de engenharia logística capaz de identificar oportunidades na sua operação logística e implementar as melhorias necessárias ao longo do relacionamento.

3. Tecnologia. Fundamental na logística. Verifique quais os softwares disponíveis, quais as funcionalidades utilizadas e como ocorrerá a interface com os sistemas da sua empresa.

4. Pessoas. Avalie esse item sob dois aspectos: qual o perfil dos profissionais-chaves que atuarão na operação logística da sua empresa e como o operador logístico gerencia e retém os seus recursos humanos. Qual é a política de benefícios de seus colaboradores? Qual o investimento em treinamento? Qual é a taxa de turn-over?

5. SSMA. Verifique se seu operador logístico está capacitado a operar dentro das normas legais de saúde, segurança e meio ambiente.

6. Investimentos. Seu operador logístico está capacitado e inclinado a realizar os investimentos atualmente necessários? E os investimentos futuros?

7. Relacionamento Cliente. Aqui não bastam slogans ou promessas. Como se processa o relacionamento com o Cliente? Qual a estrutura existente para o atendimento? Como é o relacionamento dele com os outros Clientes? Qual o histórico recente de perda de Clientes?

8. Infra-estrutura Operacional. Verifique qual a infra-estrutura operacional existente e se a mesma poderá atender plenamente as necessidades de hoje e de amanhã.

9. Ferramentas para Gestão. Avalie como seu operador logístico está preparado para atuar desde o planejamento da implementação da operação, nas fases de phase-in/phase-out e na operação propriamente dita.

10. Parcerias. Dispor de parceiros operacionais é vital para a operação logística, principalmente em caso de contingências não previstas, dos períodos de picos operacionais ou em função da sazonalidade das vendas no ano.



FONTE: portaldomarketing



Nenhum comentário:

Postar um comentário