Quando querem conversar com amigos e familiares, as pessoas usam mais o Facebook. Para contatos de negócios, vão para o LinkedIn. Para interagir com experts, o Twitter é a opção mais frequente.
Estas são algumas das conclusões a que chegou a pesquisa “A Network For Every Interest”, realizada pela IPG Media Lab, empresa com sede em Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos. O estudo envolveu pesquisas quantitativa (questionário online para 500 respondentes) e qualitativa (entrevistas em profundidade com oito usuários de múltiplas plataformas).
Para profissionais de content marketing, o gráfico que mais interessa é provavelmente o que mostra a plataforma preferida para cada tipo de conexão.
A recomendação ao profissional de content marketing é escolher assertivamente as plataformas que vai usar de acordo com o perfil do público a que seu conteúdo se destina. Nesse momento, a técnica de construção de personas tende a ser especialmente útil.
Seis em cada dez pessoas admitem que usam redes sociais variadas para os diferentes perfis que as cercam.
Os dados se baseiam no comportamento do público norte-americano. É importante observar que há variações para as preferências do brasileiro. Um exemplo é o Pinterest, muito mais popular nos Estados Unidos do que no Brasil. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada na rede social mais usada para cada tipo de interesse.
Nessa mesma linha, os usuários assumidamente escolhem canais diferentes para assuntos distintos.
Quem está em uma rede social normalmente está em outras. A maioria (56%) tem até quatro contas ativadas. Praticamente ninguém está em uma plataforma só.
O relacionamento com as marcas não é formado apenas de ações positivas, como curtidas e ganho de seguidores. As pessoas administram seus contatos e de tempos em tempos fazem uma faxina nas suas listas. Isso significam que deixam de curtir ou seguir marcas quando perdem o interesse pelo conteúdo delas.
O relatório do estudo pode ser acessado e baixado gratuitamente (em PDF, em inglês).∞
FONTE: Tracto
Nenhum comentário:
Postar um comentário