A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou um acordo de cooperação, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, com a Statoil, empresa norueguesa de petróleo e segunda maior companhia em produção no Brasil.
A cooperação prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na Noruega, na modalidade graduação-sanduíche, em áreas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias no setor de energia.
As bolsas são para: engenharias e áreas tecnológicas, ciências exatas, tecnologia da informação, petróleo, gás, carvão mineral, energias renováveis, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais, tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais, biodiversidade, bioprospecção e ciências do mar.
A parceria prevê ainda a possibilidade da realização de estágios na sede da Statoil na Noruega e em suas empresas parceiras.
Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 82 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015.
O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
(Agência Gestão CT&I, com informações da Capes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário