quarta-feira, agosto 20

Vídeo é a parte mais abrangente de uma campanha publicitária



O Brasileiro vive hoje uma realidade de hiperconexão. Estudo encomendado pelo Google, realizado pela TNS, mostra que o número de brasileiros conectados chega a 74% entre a população de 16 a 49 anos, das classes ABC. A pesquisa mostrou ainda que 29% dos brasileiros já tem um smartphone, entre os jovens de 16 a 34 anos este número passa de 45%, mostrando que também vivemos em um momento de hipermobilidade.

No ano passado o Google divulgou uma pesquisa encomendada à Ipsos que revelava que já haviam mais de 30 milhões de usuários multitelas no Brasil. Apenas um ano depois, esta pesquisa mostrou que agora já são 40 milhões os brasileiros que utilizam três ou mais telas no País. "Em um ano, um número de brasileiros equivalente à população de Portugal passou a integrar este batalhão de brasileiros que está conectado o tempo todo, e cada vez menos na frente do desktop," disse Maria Helena Marinho, que lidera a área de pesquisas de mercado do Google no Brasil.

Hiperconectado, hipermóvel e multitelas, este consumidor acessa acima de tudo entretenimento: são hoje 70 milhões de brasileiros assistindo a vídeos online (13% de crescimento em relação à 2013).

As campanhas publicitárias no Brasil acompanham este movimento? Para responder a isso o Google encomendou à  Ipsos Brasil e à Millward Brown Brasil uma pesquisa que investigou 12 campanhas de diferentes segmentos de grandes marcas. A conclusão foi que o vídeo, de forma mais abrangente (tv + online), segue como parte fundamental de uma campanha publicitária, sendo responsável por 72% de todo o impacto de percepção de marca.

A mais interessante descoberta é que devido às mudanças de hábitos de consumo de informação da população brasileira, cada vez mais o video online determina o sucesso de campanhas: 54% do impacto sobre a percepção da marca vem do vídeo veiculado em televisão e 46% do vídeo veiculado online. Analisando as campanhas, no entanto, encontrou-se que do investimento feito em campanhas de vídeo 93% é destinado para os vídeos televisivos e apenas 7% para o vídeo online.

"Marcas devem ter uma estratégia de vídeo multiplataforma". disse Maria Helena Marinho, que lidera a área de persquisas de mercado no Google Brasil.  "Pensar em TV e Vídeo Online, separadamente, nos planos de Mídia, já não faz mais sentido. Uma estratégia integrada de Vídeo (Vídeo Tradicional/TV + Vídeo Online) movimenta 40% mais impacto de Marca/Comunicação e 30% mais recall de marca do que uma estratégia só de vídeo tradicional".

O estudo foi divulgado no primeiro dia da séria 2014 dos eventos Think With Google, no escritório da empresa em São Paulo.



Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário