sexta-feira, agosto 29

A tecnologia democratizou a produção de conteúdo. Isto é bom?



A tecnologia democratizou a produção de conteúdo. Isto é bom? (Foto: Daniel Rosa)
Douglas Almeida, CEO e cofundador da rede social Stayfilm, fez uma análise da comunicação contemporânea durante palestra na Photo Image Brasil 2014, ocorrida nesta quarta-feira (27).

Para Douglas, a máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras nunca esteve tão atual. "O consumo de vídeo vem crescendo de forma exponencial", diz para ressaltar que até 2017, praticamente 70% do tráfego na internet será utilizado para hospedagem de conteúdo em vídeo.

Para sintetizar sua explicação, Almeida exibiu fotografias da posse do Papa em períodos distintos. Na foto de 2005, à época do anúncio de Bento XVI, a imagem mostra um grupo de pessoas sem qualquer celular. Já na posse do Papa Francisco, todos estão com tablets, celulares, etc. "Já não vale mais só o ponto de vista da imprensa", diz para completar que a "credibilidade" dos amigos passou a ser importante para as pessoas.



"O compartilhar é combustível social. Ele é demonstração de identidade. As pessoas não compartilham só porque elas acham legal. Elas compartilham também para exemplificar a identidade delas. Elas falam através das imagens quem elas são e como elas se portam", analisa. Segundo Almeida, as pessoas compartilham aquilo que sentem. Os quatro pontos principais para compartilhamento são amor, aprovação, confiança e admiração.

A questão da democracia que a tecnologia trouxe ao mercado de conteúdo também foi abordada pelo publicitário. Para avalizar sua opinião, Almeida exibiu o vídeo abaixo, feito por um pesquisador com um Drone e um GoPro. "Poderia ser um material produzido por National Geographic, mas foi feito por um pesquisador/pescador", reflete. O vídeo traduz este momento. "O cara está ali trabalhando com um Drone e consegue mostrar o que a National Geographic precisaria de um time gigante".

A riqueza de detalhes no vídeo está no fato de o pescador conseguir contar sua história, demonstrar o que ele queria. "Hoje em dia, qualquer um pode produzir conteúdo [...] Aquilo que era o mercado, hoje é hábito", diz. E como ficam os profissionais neste cenário? Para Almeida, os profissionais de cada área serão sempre necessários, mas é preciso profissionalismo.

Confira o vídeo:







FONTE: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário