terça-feira, agosto 19

Prorrogado prazo para inscrição em Academia Intercontinental

 O prazo para envio das cartas de intenção e dos currículos atualizados dos interessados em participar da Academia Intercontinental foi prorrogado para 31 de agosto.
A iniciativa internacional selecionará, nos próximos meses, 15 pesquisadores entre 30 e 40 anos de diferentes países do mundo e áreas do conhecimento para participar do novo projeto colaborativo a partir de novembro de 2014.
Os selecionados desenvolverão estudos sobre o tempo na chamada Academia Intercontinental, iniciativa da redeUniversity-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), que reúne 34 instituições de 19 países da Europa, América, Ásia, África e Oceania.
A primeira edição dessa academia incluirá dois encontros de imersão: um no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), em março de 2015, e o segundo no Instituto para a Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) na Universidade de Nagoya, no Japão, em janeiro e fevereiro de 2016.
Os trabalhos começarão logo após o anúncio dos 15 selecionados, em novembro deste ano. Entre abril e dezembro de 2015, no intervalo entre os dois encontros, os participantes prosseguirão com os estudos por meio de contatos entre si e com o comitê sênior da Academia Intercontinental via internet.
Nos encontros em São Paulo e em Nagoya, os pesquisadores debaterão tópicos de pesquisa por meio de conferências, leituras, workshops e discussões. A troca de informações abrangerá não somente os participantes selecionados para a Academia Intercontinental, mas integrantes das comunidades científicas locais.
De acordo com os coordenadores da iniciativa, o tempo foi escolhido como tema do projeto por ser, em geral, conceitualizado de forma distinta nas diferentes áreas do saber, seja pelas humanidades ou ciências naturais.
“É um projeto em pequena escala, mas com potencial para gerar um novo formato de atividade científica”, disse Martin Grossmann, diretor do IEA-USP.
Os interessados em concorrer à vaga devem ter doutorado ou pós-doutorado (concluído ou em andamento) em qualquer área do conhecimento e fluência em inglês.
Mais informações sobre a Academia Intercontinental: 


FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário