sexta-feira, agosto 22

Como acertar na sua primeira estratégia de marketing



Como acertar na sua primeira estratégia de marketing (Reprodução)
Marketing. Talvez este seja um dos temas sobre o qual mais se escreve em publicações especializadas em empreendedorismo. Existem centenas, talvez milhares de estratégias inovadoras de marketing, com gurus e livros sendo escritos todos os meses. Mas como fazer com que a primeira estratégia da sua empresa dê certo?

A primeira talvez seja a mais difícil, pois a equipe ainda está se estabelecendo, o orçamento é baixo e você está aprendendo como é seu público e seu mercado.

Estabeleça um orçamento

Converse com qualquer empreendedor – de empresas de grande ou pequeno porte – e ouvirá que atração e retenção de clientes é uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma empresa. Você não conseguirá alcançar isso, porém, se não investir em marketing.

Claro que você não vai se endividar para aumentar seu orçamento em marketing ou prejudicar outros setores da startup mas, para realmente crescer e atingir novos consumidores você precisa olhar o investimento em marketing como estratégico para o seu crescimento.

Conheça seu público

Este deve ser seu principal objetivo quando estiver iniciando as atividades de marketing da sua empresa. Conhecer e entender seu público são as ações mais eficientes que você pode fazer para o crescimento da sua empresa. Entenda quem são, quanto gastam, onde compram, o que gostariam que sua startup mudasse, por que compravam e pararam de comprar, etc.

Um bom instituto de pesquisas pode te dar muitas informações estratégicas, mas não vai te livrar da constante conversa com seus clientes, através do email, redes sociais e telefone. Saia dos muros do escritório e encontre seus clientes e potenciais clientes na rua, aonde compram, em eventos ligados à sua área, em palestras.

Crie presença online

Criar um site e um perfil nas redes sociais é, provavelmente, a iniciativa de marketing mais simples e barata que você pode fazer. Porém não basta criar e manter essas ferramentas no piloto automático, para realmente ter uma presença online você precisa focar em construir relacionamentos com os usuários.

Responda perguntas, crie conteúdo relevante, estabeleça conexões com outras empresas. As vendas vêm depois de você criar uma forte presença online, por isso foque sempre em construir relacionamentos reais, que vão lhe render potenciais clientes e parceiros (ou até mesmo investidores) no futuro.

Seja criativo, mas entenda primeiro onde está pisando

Inovação é hoje a palavra mais lida e ouvida em conselhos sobre empreendedorismo em todo mundo. Mas será que é possível acertar no marketing sem inovar? Inovar é pré-requisito para sua estratégia de marketing? Na verdade, a resposta para essas pergunta não é tão simples assim.

Quando sua startup ainda está criando uma equipe de marketing, em sua primeira estratégia, o principal objetivo deve ser conhecer o seu mercado, o seu público e o tipo de reação que eles têm. Claro que você já pode testar ideias inovadoras (ainda mais as que forem mais baratas), mas quando você não entende exatamente como funciona o seu mercado, a criatividade pode acabar saindo pela culatra.
Na primeira estratégia de marketing, tenha paciência. Não precisa ser super conservador, mas um pouco de cautela num primeiro momento pode ser uma boa pedida.



FONTE: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário