terça-feira, agosto 19

Mestrado em Divulgação Científica na Unicamp aceita inscrições até dia 24

Estão abertas, até 24 de agosto, as inscrições para o mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O processo seletivo é aberto a graduados em qualquer área do conhecimento. O objetivo é a formação para uma divulgação mais eficiente dos assuntos ligados à ciência e à cultura nacionais, contemplando também uma avaliação crítica das políticas brasileiras científicas e tecnológicas.
As pesquisas são desenvolvidas em quatro linhas do programa: cultura científica; literatura, artes e comunicação; informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e percepção pública da ciência e tecnologia.
A linha de pesquisa em cultura científica desenvolve estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à área, propondo análises sobre a divulgação da ciência e o jornalismo científico que contribuam para a compreensão da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade.
Já a linha de literatura, artes e comunicação trata da produção cultural, literária e artística, envolvendo cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais e performáticas, entre outras.
A linha de informação, comunicação, tecnologia e sociedade volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias na contemporaneidade. Trata ainda da presença e utilização de novas tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção, armazenamento e cruzamento de informação.
Por fim, a linha de percepção pública da ciência e tecnologia inclui pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia e construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade.
O candidato será submetido a análise de projeto de pesquisa, prova escrita de língua inglesa e entrevista com docentes do programa. A divulgação do resultado final será feita a partir de 31 de outubro.
Para participar do processo seletivo é preciso encaminhar a documentação e o projeto de pesquisa preliminar para análise à Secretaria do Labjor, na Rua Seis de Agosto, 50, Reitoria V, 3º piso, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Barão Geraldo, Campinas.
Mais informações em www.labjor.unicamp.br


FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário