Entenda como o BPM pode ajudar a reter talentos na sua organização
Uma pesquisa realizada em 2013 pelo CPDV – Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas do Rio de Janeiro, com 1800 profissionais brasileiros entre 18 e 30 anos de idade, apresentou um dado inquietante: mais de 61% dos profissionais da “Geração Y” permaneceram menos de 1 ano em seus empregos.
O fenômeno da alta evasão dos cargos trabalhistas pode ser explicado, dentre outros motivos, pela ascensão desta nova geração e pelo surgimento de novas oportunidades no mercado. A combinação desses dois fatores tem gerado muita dor de cabeça para as empresas quando a questão é rotatividade de colaboradores.
E o resultado pode ser desastroso, já que algumas empresas não estão preparadas para lidar com os reflexos do turnover. Com o desligamento, alguns colaboradores acabam levando consigo o conhecimento dos processos que executavam, incluindo o histórico e os “macetes”, frequentemente utilizados como apoio na execução das atividades. Com a ausência de registros adequados, todo esse conhecimento acaba perdido.
Para piorar a situação, a seleção de novos candidatos para o preenchimento das vagas existentes é uma tarefa cada vez mais difícil. Algumas áreas sofrem um verdadeiro “blackout de mão de obra”, e a obtenção de um candidato qualificado para a função pode levar um período de tempo significativo. Quando a empresa não está preparada, esse lapso temporal pode gerar sérios problemas internos, afetando inclusive processos fundamentais para a prosperidade de seu negócio.
É necessário, portanto, refletir sobre o tema. Será que sua empresa está preparada e adequadamente estruturada para enfrentar as demandas dessa nova geração? A solução é investir em gestão, executando ações que possibilitem uma maior retenção do conhecimento organizacional. Neste sentido, estruturar sua empresa a partir de processos de negócio pode ser uma saída interessante.
Trabalhar com gestão por processos implica em disciplinar sua empresa para reter o conhecimento organizacional, com a documentação e padronização dos métodos e atividades de trabalho e com o desenho e aperfeiçoamento dos fluxos dos processos. Além do registro formal do conhecimento, tais iniciativas abrem margem para discussões importantes sobre como melhorar os processos e inovar nos métodos de execução.
O envolvimento dos colaboradores relacionados aos processos e a realização de treinamentos que abordem os detalhes operacionais permitem a disseminação do conhecimento e reduzem o tempo de adaptação de novos contratados em suas responsabilidades laborais.
Além disso, resultados de uma pesquisa mundial feita pelo Gartner sobre a adoção de Gestão de Processos de Negócio (BPM Business Process Management) mostram que as empresas podem reduzir em até 20% seus custos operacionais, já no primeiro ano da implantação.
Reter o conhecimento. Capacitar. Melhorar continuamente. Para tudo isso acontecer, sua empresa precisa aceitar o desafio de enxergar as coisas por um prisma diferente.
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FONTE: http://neuronconsultoria.wordpress.com/
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