quinta-feira, outubro 9

MEC apoiará com R$ 40 milhões projetos de PD&I de institutos federais

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinará R$ 40 milhões para apoiar projetos que contribuam para o  progresso científico, tecnológico e de inovação do País, por meio de estímulo à atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e extensão tecnológica. Os recursos serão repassados por intermédio da chamada n°17/2014, que ainda auxiliará estudantes na disputa em competições de conhecimentos técnicos e competências. 

Interessados têm até 23 de outubro para enviar propostas.
Para participar, o proponente deve ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite da submissão; ser obrigatoriamente o coordenador do projeto; e ter cargo efetivo na instituição executora da proposta com vínculo estatutário ou aposentado. Já as entidades candidatas devem pertencer à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na qual o proponente possuí vínculo. A organização deve ser constituída sob as normas brasileiras e ter sede e administração no País.
Os projetos serão divididos em até quatro linhas: PD&I; Extensão Tecnológica; Torneio de Educação Profissional e Soluções Tecnológicas. Dentro destas vertentes, o candidato poderá desenvolver trabalhos em 27 diferentes áreas como : Aeroespacial e Defesa; Biotecnologia; Calçados;  Energias Renováveis;  Logística; Gastronomia; Tecnologias Sociais.
As propostas apoiadas neste edital terão prazo máximo de execução de 24 meses, prorrovagáveis por mais um ano e meio, mediante solicitação fundamentada do coordenador na Plataforma Carlos Chagas, que justifique a prorrogação pleiteada, e aceita pelo CNPq.


FONTE: agenciacti

Nenhum comentário:

Postar um comentário