A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) firmou parcerias com o Plant Research International, em Wageningen, na Holanda, e com o Sir Peter Mansfield Magnetic Resonance Centre, em Nottingham, no Reino Unido, para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo análise de imagens de sementes e plântulas.
As parcerias foram firmadas em julho, quando Silvio Moure Cicero e Francisco Guilhien Gomes Junior, respectivamente professor e técnico do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Esalq, reuniram-se com representantes das instituições europeias.
Alunos do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Esalq já estão desenvolvendo parte de suas teses de doutorado no Plant Research International. Uma das pesquisas envolve a utilização de técnicas de análises de imagens visando avaliar a morfologia interna de sementes de cebola.
De acordo com Cicero, o método utilizado no centro holandês é capaz de determinar a eficiência fotossintética de plântulas e plantas. “Pela primeira vez pretende-se relacionar o vigor das sementes com o desempenho das plântulas baseado em sua eficiência fotossintética. Esse objetivo só pode ser alcançado por conta da utilização do CropReporter, equipamento desenvolvido pelo holandês Henk Jalink, do Plant Research International.”
Já as pesquisas desenvolvidas em parceria com o Sir Peter Mansfield Magnetic Resonance Centre vão se beneficiar dos equipamentos de ressonância magnética de última geração da instituição, alguns deles inexistentes no Brasil, em estudos voltados à geração de imagens aplicadas a áreas da saúde humana.
As parcerias firmadas preveem a realização de novas pesquisas até 2015.
FONTE: FAPESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário