quinta-feira, agosto 14

Por resultados, líder deve mascarar processo de coaching com seus colaboradores

Utilize as técnicas do coaching, mas 

não diga isso aos funcionários



“Um líder pode realizar processos de coaching com os seus colaboradores?” Essa é a pergunta que geralmente ouço em meus treinamentos e palestras sobre liderança. E gosto de responder de maneira bem simples: não!
Deixe-me explicar o “não”. Quando falamos em um processo de coaching formal, um coach irá adentrar em diversos aspectos durante o processo. E um líder, por melhor relação que ele tenha com sua equipe, dificilmente conseguirá um real envolvimento dos seus colaboradores no processo. Isso porque, muitas vezes, o inibidor de resultados das pessoas pode transitar por elementos que as constrangerão a expor da mesma maneira que elas fariam com um coach externo.
Isso não quer dizer que um líder não possa aplicar coaching em suas equipes. Ele não conquistará resultados tentando praticar o coaching formal, mas pode conhecer o processo para aplicá-lo de maneira informal. Ou seja: não é necessário dizer que está fazendo coaching, apenas faça!
Listo abaixo algumas premissas do coaching e como colocá-las em prática no seu cotidiano como líder:
1. Compreenda o verdadeiro conceito do coaching: Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que visa potencializar as pessoas. A palavra “potencializar” tem uma força enorme nesse contexto. Ela nos faz compreender que, independentemente dos resultados conquistados por uma pessoa, ela pode ir além.
Dica: A chave do processo é desafio. Não permita que as pessoas entrem na zona de conforto, pois pode ser irreversível.
2. Olhe para os pontos fortes: “Potencializar” também nos remete a outro aprendizado. Invista naquilo que as pessoas têm de melhor. Corrigir um ponto fraco é necessário, mas focar muito tempo nisso abafa o potencial das pessoas.
Dica: Se você está cobrando uma pessoa repetidamente pela ineficiência em uma tarefa, analise se ela está no lugar certo e se sabe fazer.
3. Tenha conversas construtivas: A essência do coaching é comunicação. Uma conversa construtiva é aquela que mobiliza a pessoa para a ação, motivando-a a colocar um novo comportamento em prática ou até mesmo a repetir um comportamento de sucesso.
Dica: Para uma conversa construtiva, haja com naturalidade, mantenha o foco na ação e não fuja das conversas difíceis.
4. Faça as pessoas assumirem a responsabilidade: Existe um princípio no coaching que enfatiza bem essa questão: “nós somos os únicos responsáveis pela conquista dos nossos objetivos”. As pessoas, embora acreditem nisso, têm uma grande dificuldade para colocar isso em prática. É muito mais fácil terceirizar.
Dica: Ao ser apresentado a um problema, questione como solucionar a questão e deixe claro que você está pronto para ajudar. Ao dar autonomia para que uma pessoa assuma a responsabilidade, permita o erro. Caso contrário, você criará um senso de punição nas pessoas e isso irá desencorajá-las.
Enfim, o coaching é mais fácil do que parece. É um modelo de ação estruturado que se resume em potencializar as pessoas para resultados extraordinários.

FONTE: administradores

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