O conhecimento explícito tem relação com conceitos teóricos e é aprendido desde a alfabetização até a faculdade ou pós-graduações, bem como em treinamentos técnicos, e está sistematizado, seja em livros, teses acadêmicas ou manuais de instruções. Para simplificar, seria como fazer um bolo usando uma receita que já foi testada e funcionou bem milhares de vezes.
Aprende-se muita teoria interessante no ensino tradicional, mas o que realmente faz a diferença são as lições que o gestor só aprende na base da tentativa e erro, ou seja, aqueles conhecimentos que só a vida ensina. Vamos a alguns exemplos:
1- Identificar mentiras – Não existe manual técnico capaz de ensinar a alguém como perceber quando um indivíduo mente. Entretanto, há pessoas que identificam sinais não verbais que só elas percebem.
2- Quando desistir – Só depois de muitos anos de vivência prática o gestor aprende a hora certa de parar. Quem já perdeu muitas vezes costuma aprender da pior maneira, mas jamais esquece.
3- Contratar bem – Por mais que se siga um ótimo roteiro teórico, a experiência, que muitos chamam de intuição, faz enorme diferença na hora de selecionar as pessoas que darão certo em sua empresa.
4- Mediar conflitos Existem excelentes cursos de negociação, mas nenhum ensina o timing exato de como desarmar ou evitar conflitos graves.
5- Começar um novo negócio Os riscos de empreender são muito altos e quem já fracassou e acertou muitas vezes tem uma chance de sucesso bem maior que os meramente teóricos.
FONTE: JBOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário