Assim como nos campos, nas empresas o trabalho em equipe torna-se imprescindível para a competitividade
Com a Copa do Mundo sob os holofotes da mídia, a escalação da seleção rende uma boa conversa. A começar pela grande responsabilidade dos técnicos dos 32 países participantes, que se debruçaram sobre a composição do time com o objetivo de conquistar a taça de campeão.
Os atletas convocados são a esperança de milhões de torcedores e, para fazê-los brilhar, cabe ao treinador uma importante tarefa: promover o trabalho em equipe. Como líder, ele deve conjugar os esforços individuais de forma a maximizar o potencial coletivo. Já aos jogadores, não basta ter um desempenho fantástico com a bola, é preciso saber dividir as jogadas, cumprir as regras, ajudar os companheiros e aceitar sua hora de ir para o banco.
Assim como nos campos, nas empresas o trabalho em equipe torna-se imprescindível para a competitividade, em função dos ganhos relacionados à solução de problemas, inovação, eficiência operacional, satisfação dos clientes e aprendizado organizacional.
Mas, para que o seu potencial seja ampliado, é fundamental que o encargo pelo desempenho das equipes seja compartilhado, ou seja, assim como a empresa deve fornecer estrutura e liderança capacitada, os profissionais devem prover conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam os resultados. Afinal, a empresa é apenas um dos lados da moeda que representa as relações de trabalho: o outro é a pessoa, enquanto profissional.
Há quatro facilitadores que turbinam a competência de trabalhar em equipe. Aproveite o momento e pense a respeito:
1. CONFIANÇA - Você é uma pessoa em quem se pode confiar?
As pessoas que trabalham com você podem confiar na qualidade do seu trabalho, nas suas informações, no cumprimento dos prazos e no seu compromisso com os objetivos da equipe?
2. COLABORAÇÃO - Você é uma pessoa com a qual se pode contar?
Você disponibiliza seu tempo, conhecimentos e experiência para, se necessário, ajudar seus colegas de trabalho em função dos objetivos da equipe?
3. RESPEITO PELAS DIFERENÇAS - Você é uma pessoa que respeita a diversidade na equipe de trabalho?
Você tem respeito pela singularidade de cada pessoa? Você é capaz de enfatizar a contribuição e as competências de cada integrante da equipe ao invés das características pessoais?
4. RELACIONAMENTO POSITIVO - Você tem um bom relacionamento com as pessoas?
No seu vocabulário profissional, há expressões como: muito obrigado, por favor, com licença, me desculpe e bom dia? Você faz a sua parte para que o ambiente de trabalho na sua empresa seja bom e saudável? Há um sorriso no seu rosto? Você escuta as pessoas com atenção?
A competência para trabalhar em equipe está entre as mais valorizadas pelas empresas contemporâneas e a pessoa que se atenta a isso e se dedica a aprimorá-la está, na verdade, marcando um gol em sua competitividade profissional.
FONTE: administradores
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