Os 7 segredos para comunicação de alta performance (Reprodução)
O sucesso pessoal e profissional está atrelado a sua capacidade de se comunicar. Imagine como seria conhecer as poderosas técnicas para potencializar sua comunicação e alcançar o sucesso. Leia esse artigo e desfrute do que existe de mais moderno e poderoso em estratégias para comunicação de Alta Performance.
Independente de sua área de atuação pessoal ou profissional, a comunicação representa um fator crítico para o sucesso. Por exemplo, é possível imaginar um líder que não consegue se comunicar? Para alcançar sucesso é necessário aprender a se comunicar com clareza, isto é, dominar as técnicas que envolvem a comunicação eficaz, para poder alcançar a mente e o coração dos ouvintes, mais que isso, instalar sua mensagem em níveis conscientes e inconscientes, acessar diferentes públicos é conseguir capturar a atenção do público.
O processo de comunicação: Emissor, Canal, Mensagem, Receptor e Feedback é ponto de partida da comunicação. É importante também escolher um código apropriado para comunicação. Mas lembre-se, isso representa apenas a ponta do iceberg, ou seja, o poder das pessoas influentes, das pessoas de sucesso está muito além do que é descrito no processo básico.
Descubra os 7 segredos para uma comunicação de Alta Performance:
1 – Autoconfiança: É um fator determinante para pessoas de alta performance e também para potencializar sua comunicação. Ausência de autoconfiança neutraliza a fala, aprisiona pensamentos e pode congelar a nossa capacidade de se comunicar. Sem comunicação não há sucesso. Sem autoconfiança não existe energia que acenda a lâmpada das ideias que ilumine e aqueça a fala dos comunicadores de alto desempenho.
2 – Pensamento e emoção: Entenda que a comunicação é um processo, com começo, meio e fim e todo processo para ser potencializado, precisa ser planejado, pensado e repensado. A grande maioria das pessoas de sucesso pensa antes de falar, considera as consequências de suas palavras que preferencialmente devem ser elaboradas, estruturadas e lapidadas para alcançar a mente e o coração do público. É relevante ter cuidado para que a emoção não transponha a razão, recomenda-se o uso da lógica, mas também que o comunicador explore a emoção do ouvinte.
3 – Objetivo: Todo processo de comunicação deve possuir uma meta, um foco. No Coaching utiliza-se o termo “estado desejado”, ou seja, o que você deseja que o seu ouvinte entenda ou faça.
4 – Conecte-se com o ouvinte: Obtenha atenção, desperte a curiosidade. Deixar o ouvinte curioso é fundamental para ser eficaz na comunicação. No recente livro “FOCO” o Dr.Goleman (2013), destaca que aproximadamente 40% das pessoas não mantêm foco em suas atividades. Logo a melhor comunicação começa com atenção efetiva do ouvinte. Grandes oradores desenvolvem habilidade de gerar rapport com o público, ou seja, se conectam com as pessoas, tal estratégia também pode ser realizada nas conversas individualizadas, ao espelhar o tom de voz, a velocidade, o vocabulário e até a respiração, essa estratégia da Programação Neurolinguistica pode conectar você com seu ouvinte o que potencializará a comunicação.
5 – Fale corretamente e use as técnicas de comunicação e persuasão: Ser um grande comunicador é para poucos, logo faz se necessário escrever e falar corretamente, conhecer as sutilezas da comunicação subconsciente também pode contribuir. A Programação Neurolinguística pode ser vista como a ciência e que estuda a linguagem, sua estrutura e a conexão com o cérebro. Pode ser valioso também utilizar técnicas para moldar o seu discurso, acessando de maneira imediata e/ou profunda o ouvinte, conectando-o a você imediatamente.
6 – Conte histórias e crie metáforas: Uma estratégia poderosa para se comunicar e atingir níveis inconscientes do seu interlocutor é através de histórias, nosso cérebro é neurologicamente estruturado para prestar atenção em historias, desde a infância, até mesmo na pré-história as histórias eram registradas através de gravuras nas paredes das cavernas. Outro grande exemplo vivo é a bíblia que transmite profundos ensinamentos por meio de parábolas.
7 – Ousadia: Vença seus medos, encare seus fantasmas, coloque-se diante das pessoas e fale o que pensa, sente e acredita e guie seu discurso pautado pela ética, integridade e verdade, mantenha sempre a congruência entre seu discurso e a sua prática.
Para finalizar a Dica de ouro: “O Sucesso é constituído por 1/3 de conhecimento, 1/3 de ousadia e 1/3 de persistência”. Então, o que você aprendeu com essa leitura? Quando e como vai ousar utilizar seu conhecimento? O que fará para persistir na aplicação dos mesmos?
FONTE: Adnews
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