O prazo está se esgotando e o tempo não parece suficiente para concluir aquele trabalho importante de conclusão de disciplina. Vem então a tentação de comprar um trabalho acadêmico, cujas ofertas online são bastante abundantes.
Mas será que vale a pena? Veja a seguir 11 razões para não comprar um trabalho acadêmico.
01. Não é barato
Trabalhos intelectuais, dado o investimento que demandam para serem realizados, não são baratos. Logo, os preços com os quais você irá se deparar nesta busca não serão os mais acessíveis e quanto mais garantias o vendedor lhe oferecer em relação à qualidade de produto final mais caro será cobrado.
02. O risco da escrita “impessoal”
Cada pessoa possui um estilo próprio de escrita e caso você esteja comprando um trabalho acadêmico para apresentar a um professor que já tenha revisado outros textos seus, cuidado: um trabalho comprado pode facilmente evidenciar que não foi você que o fez pela ausência de marcas de estilo.
03. O material é mesmo original?
Se você não tem o tempo necessário para fazer o trabalho, certamente não o terá para verificar se o material comprado é plagiado ou não. Embora muitas pessoas que vendam trabalhos garantam ineditismo, como ter certeza disso?
04. Você não controla o resultado
E ainda que a dúvida sobre o caráter inédito do artigo comprado possa ser superada, você não tem como garantir que o resultado final adequa-se perfeitamente à demanda da disciplina à qual você o está submetendo, mesmo que haja qualidade no conteúdo apresentado.
05. O material pode ser ruim
Até que o trabalho final lhe seja entregue pelo vendedor, não tem como saber a qualidade do texto, que apresentar argumentações frágeis ou uma escrita de má qualidade que comprometerá a avaliação do mesmo e sua nota.
06. Descuido nos detalhes
Além de aspectos macros, como qualidade da argumentação e escrita, há pequenos detalhes que podem ter recebido pouca atenção na escrita do artigo que você comprou. O mesmo pode apresentar uma bibliografia empobrecida ou equivocada, erros gramaticais, citações equivocadas e outros pequenos problemas estruturais.
07. Você pode ser descoberto
Comprando um trabalho acadêmico você sempre corre o risco de ser descoberto e sofrer as consequências disso, que, no mínimo, refletirão sobre sua nota final e também comprometerão sua reputação junto ao professor.
08. Aprendizado zerado
Escrever um trabalho acadêmico sempre dialoga com todo o conhecimento que você acumulou até aquele ponto e com sua capacidade de colocar essa bagagem em diálogo com este momento. Comprando um trabalho acadêmico você “rifa” esta oportunidade de aprendizado, aferindo mais importância à pressa da obtenção do resultado que àquilo que o processo pode agregar à sua trajetória.
09. Qual o objetivo de tudo isso?
Um trabalho de conclusão de disciplina ou de qualquer outro ciclo tem como objetivo encerrar uma trajetória a partir das contribuições dadas pelo conteúdo apresentado. Quando você compra um trabalho, todo o ciclo perde a razão de ser, assim como o próprio propósito de ter acompanhado a disciplina na sua trajetória acadêmica.
10. Você pode estar jogando dinheiro fora
Diante de todos os possíveis problemas citados aqui, você corre o risco de pagar caro por um artigo e descobrir em cima da hora da entrega que ele não se adequa às suas necessidades e que por isso terá que ser editado, ou, na pior das hipóteses, descartado, o que leva você ao seu ponto de partida, mas agora sem o trabalho e com menos dinheiro. Vale mesmo se arriscar tanto?
11. É errado, e pronto
Essa poderia ser listada como a primeira e principal razão para não comprar um trabalho acadêmico, mas na hora do “aperto”, ela pode ser perdida de vista. Por isso, não custa lembrar.
FONTE: posgraduando
Nenhum comentário:
Postar um comentário