sexta-feira, junho 6

O marketing da vovó ainda faz sucesso!

“Não existe nada mais acolhedor do que a casa dos nossos avós!”
Será que nossas avós sabiam o que é marketing e como usá-lo? Acredito que não, salvo uma vovó high-tech que tenha feito algum curso ou faculdade, dificilmente é possível que elas tenham conhecimento do assunto. E você, lembra qual o significado de MARKETING?
Marketing, segundo a Wikipédia nada mais é do que é “o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.” Mais adiante na citação ainda temos razão do marketing existir e que na minha visão é a parte mais interessante, onde diz que a finalidade é “ criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.”
Pois bem, tendo conhecimento do que é como processo e estratégia e olhando para a finalidade como valor e satisfação vamos voltar para o ponto inicial que é a nossa vó!
Muitas empresas ainda utilizam nos negócios técnicas que nossas avós utilizavam em casa e no trato com os netos para atender bem os clientes e tem um grande sucesso no relacionamento com clientes, alguns dos principais itens que elas faziam ou ainda fazem com gente grande e dá certo eu vou exemplificar em alguns itens abaixo.

1- O acolhimento (Recepção)

Toda empresa que quer ganhar o cliente tem que ser muito boa em acolher muito bem o cliente, coisa que nossas avós sabem fazer muito bem. É sempre uma grande alegria revê-las e lembrar os bons momentos passados juntos. Assim também deve ser com as empresas ao receberem os clientes, seja no físico ou como é a usabilidade dos sites ao entrarmos neles.
São agradáveis, interessantes e mostram o que nos interessa? Rick Caruso, dono de The Grove (Um Shopping Center que mais parece uma vila inspirada na Disney) diz: “ O Futuro do varejo físico, apesar de todos os avanços tecnológicos que ainda virão, será pautado por algo muito antigo”. A humanização ou hospitalidade, Caruso ainda diz que não tem clientes e sim convidados.
Aprenda como tratar bem seu cliente olhando para a vovozinha recebendo o neto!  (Só não vale estragar o neto cliente… hehe)

2- Atenção e carinho de uma vó (Atenção)

Depois de uma recepção acolhedora é preciso dedicar atenção e carinho ao nosso netinhocliente, cada pessoa sabe se está recebendo um bom atendimento e atenção. Uma vez que não temos atenção em qualquer lugar que seja, o descaso vem em nossa mente e é um rápido atalho para expulsar o cliente do local. Cuide para que sua mente e corpo estejam lá naquele momento e dedique um atendimento personalizado para cada cliente.

3- O colo da vó e o bolo mais simples! (Simplicidade e envolvimento)

Toda vez que visitava minha vó sabia que lá existiria um colo gostoso para ficar e um bolo delicioso, por mais simples que fosse.  Isso para nossos clientes é traduzido em simplicidade e envolvimento. Simplicidade porque é isso que queremos no fundo, ser atendido de forma simples, rápida e com o produto ou solução de um problema.
Ao mesmo tempo, é preciso envolver o cliente com algo que o agrade. Isso é envolver, atender e superar expectativa com alguma surpresa, porque atender por atender não é diferencial. Seja presencialmente, em um site ou mesmo por telefone, mostre para que sua empresa foi criada!  Caito Maia, dono da Chili Beans diz“A loja deve ser a catedral do cliente.”.

4- A nostalgia é tudo de bom (Lembrança e sentimento)

Toda empresa e pessoa que se preze deve aprender o que toca o cliente. Assim como cadaempresa vó sabe o que cada cliente neto gosta, precisamos conhecer e usar a inteligência a nosso favor. Se você fizer com que o seu cliente tenha uma experiência relembrando o passado bom, isso com certeza o fará voltar no tempo e ter um sentimento nostálgico. Pode ter certeza que isso faz a diferença. Recentemente visitei um restaurante com decoração antiga e uma pessoa comentou: “que delícia de lugar, até parece a casa da nossa avó!”

5- Manter as portas abertas (Liberdade de relacionamento)

Todo mundo tem a porta aberta na casa da vó, chega a hora que quer e sempre é bem-vindo. Assim devemos observar a liberdade do cliente em dialogar conosco e ter um canal de abertura para expor problemas e elogios.

6- A estória favorita (Despertar a imaginação)

Qual a graça de ir à casa da vó e não poder brincar de ser um astronauta, um super-herói ou andar de carrinho de rolimã? É lá que passamos os momentos bons, brincamos com os primos, sonhamos e imaginamos coisas incríveis, afinal, não é porque muita coisa não vai se realizar que precisamos ficar tristes ou desanimados.
Uma empresa deve despertar no cliente o desejo e a imaginação de se tornar uma pessoa melhor, acreditar em um sonho ou pensar em coisas grandes. Para isso que serve as empresas, lembra? Criar satisfação e valor para o cliente.
Qual a lição de marketing que você precisa aprender hoje com sua vó?


FONTE: ideiademarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário