terça-feira, junho 24

Você está pronto para ser um intraempreendedor?

Intraempreender significa dar a todos os participantes de sua cadeia empresarial a chance de ajudarem para que seu empreendimento cresça



A palavra ainda não entrou em uso no vocabulário dos administradores de empresa. Entretanto, muitos já o fazem, mesmo sem conhecer o conceito e, por isso, estão à frente em seu segmento de atuação. Estou falando de intraempreender. Mas qual seria o significado para tal nomenclatura?
Não tema! Intraempreender significa construir um ecossistema empreendedor. Ou seja, dar a todos os participantes de sua cadeia empresarial a chance de ajudarem para que seu empreendimento cresça. As startups, por exemplo, agem assim há tempos e, por sua capacidade de absorver novas ideias e implementar premissas testes para moldar o negócio, têm obtido sucesso na maioria das estratégias adotadas.
O segredo parece estar justamente na forma de intraempreender. Primeiramente, é preciso criar um programa de incentivo bem estruturado. Qualificação de pessoal, mentoria e tempo para dedicar-se não somente à empresa, mas aos conceitos que cada colaborador pode trazer em benefício da organização estão entre os principais pontos para que seu intraempreendedorismo obtenha sucesso.
Desta forma, o segundo passo está em transformar a empresa na principal investidora de seus talentos, com a conta bem feita para os ativos tangíveis e intangíveis. Entretanto, não adianta querer mudar todo o sistema adotado até hoje de uma hora para outra. Para começar a intraempreender é preciso ainda planejar muito; montar um protótipo do que poderá ser o seu modelo de ecossistema e até prever como ele pode funcionar.
Porém, o maior desafio de toda essa nova roupagem não é planejar o intraempreendedorismo e sim formar, verdadeiramente, uma cultura de inovação que seja de comum acordo a todos os participantes do novo ideal da empresa. Além disso, é preciso aprender com os erros e não deixá-los como marginais “sempre culpados de tudo”.
Adotar um modelo que não siga tanto à hierarquias, por exemplo, pode ser um bom começo. Promover a simbiose entre as principais capacidades de execução, como por exemplo, infraestrutura, distribuição, excelência, atendimento, entre outros, complementa a ação de implementação da mente intraempreendedora.
A junção destes pontos, certamente, criará empresas embuídas no novo conceito e estrategicamente movidas por este. A mudança deve começar de cima para baixo. Se preciso, veja a possibilidade de, inclusive, dar cursos sobre os novos modelos e não se esqueça de realmente escutar, sem medo, as ideias de todos os participantes e até mesmo stakeholders.
A ideia de intraempreender é uma das formas mais dinâmicas e eficazes para gerar valor entre todos os elementos, além de obter resultados reais, com o uso do potencial que cada colaborador tem de melhor a oferecer à companhia. E sua empresa, está pronta para se arriscar? Pense nisso.

FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário