quinta-feira, junho 26

Atitudes que devem ser evitadas em apresentações

Alguns hábitos aparentemente inofensivos podem fazer um discurso ir por água abaixo




apresentação; pitch (Foto: ThinkStock)







A qualidade de uma apresentação pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. O arquivo com os slides tem que abrir corretamente. Nenhum ponto essencial deve ficar de fora. É importante ter concentração e não ficar nervoso, já que o estresse pode fazer o discurso não ser claro para os ouvintes.
Nenhuma dessas dicas é realmente nova e, basicamente, todo mundo as segue. No entanto, há uma série de hábitos aparentemente inofensivos, mas que podem prejudicar uma apresentação. Geoffrey James, especialista em marketing, listou alguns deles em sua coluna no site da "Inc."


Saiba o que é preciso evitar:



1. Começar com desculpas
Dizer que você está atrasado, que o equipamento necessário para a apresentação não funciona ou que esqueceu algum item em casa é má ideia. Qualquer uma dessas falhas pode afetar o resto do encontro e você não vai querer fazer papel de vítima. Até porque, levando em conta o lado dos ouvintes, é preferível não fazer negócios com pessoas que têm esse perfil.

2. Pedir tempo extra
É comum sentir que o tempo estipulado para uma apresentação nunca é suficiente. Mas nem por isso você deve implorar por mais alguns minutinhos no palco. Em vez de se queixar ou não respeitar o horário determinado, esteja pronto para fazer uma apresentação coesa e pontual.


3. Acelerar a apresentação
Faltam 15 minutos para terminar a palestra e você ainda está no vigésimo slide de um total de 58? Atenção àquilo que você não deve fazer: se desculpar e dizer que vai passar por cima das informações o mais rápido possível. Mais uma vez, o importante é distribuir igualmente o tempo entre os slides. Caso contrário, você pode passar a impressão de que não se preparou para estar ali.

4. Fazer comentários sobre problemas pessoais
O público não é obrigado a ouvir que a apresentação está ruim porque você está cansado ou foi dormir tarde. Pedir desculpas para justificar um desempenho abaixo do esperado não acrescenta nada de útil à apresentação. Demonstre entusiasmo em estar no local e dê o melhor de si para transmitir informações relevantes.

5. Ler os seus próprios slides
Presumindo que os presentes saibam ler, é um insulto fazer mau uso dessa ferramenta de apoio. Slides servem para organizar ideias. Explore o aspecto visual dos seus slides para dar ênfase ao que você está dizendo e evite ficar lendo tudo que está escrito.

6. Ficar de costas para a plateia
Virar para ler slides ou conferir anotações pode soar como falta de respeito ou despreparo. Crie o costume de olhar para o público enquanto se apresenta. Se for necessário, dê uma pequena passada de olhos pelos seus papéis. Só não esqueça que você está no palco para dar atenção às pessoas.


7. Falar muito rápido
Diante de uma série de temas, é normal que o palestrante comece a falar rápido. No entanto, isso torna a palestra longa e costuma dispersar a atenção dos ouvintes. Seja claro e fale sem pressa.



8. Ser impaciente
Evite estalar os dedos, se entreter com a sua roupa ou mexer em folhas de papel compulsivamente. Nada que distraia o público pode ser relevante para a apresentação. Ao se colocar em frente à plateia, procure uma forma de acomodar suas mãos. Ensaie bastante e suas manias desaparecerão ao longo do tempo.



FONTE: revistapegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário