quarta-feira, junho 18

Eu também quero inovar!

Muito tem se falado sobre inovação ultimamente, a necessidade de se reinventar está cada vez maior, e isso se deve a dois fatores principais:
Transportes: o aumento da eficiência dos transportes (aéreo, terrestre e aquático) permite que maiores distâncias sejam percorridas em menos tempo. E isso causa um impacto direto no custo para se locomover atualmente, liberando o acesso de um número maior de pessoas pelo mundo todo.
Tecnologia: com a propagação da internet e dos dispositivos de acessos (PCs, Notebooks, Tablets e Smartphones e agora até óculos) a informação se espalha mais rápido do que em qualquer outra época do mundo. Estima-se que a cada cinco anos, a quantidade de informações que produzimos se multiplica por 10 e, essas informações tem alcançado cada vez mais pessoas no mundo todo.
Agora vamos somar esses dois fatores: mais pessoas rodam pelo mundo, compartilhando e comparando experiências, seja de consumo, emocionais, ambientais ou políticas. Essas pessoas, que antes se reduziam a pequenos redutos aristocráticos, hoje tomaram a classe média, e se ocupam em distribuir tudo via facebook, blogs e whatts app.
O efeito disso são consumidores mais exigentes, que comparam e exigem modelos de negócios que satisfaçam seus desejos, além de saciar a sede de lucros da empresa.
Podemos traçar dois caminhos bases para que qualquer empresa possa inovar sua proposta de mercado:
Ofereça experiência: esqueça seu produto ou serviço de ótima qualidade, foque no tipo de experiência que esse produto gera no seu público. Produtos que possuem forte apelo sensorial(audição, tato, olfato, paladar e visão) conquistam mais espaço no mercado e dificilmente são trocados por produtos substitutos.
Centre no ser humano: O ser humano deve ser o centro de qualquer proposta de valor que você queira fazer ao mercado. Se sua proposta se baseia em uma nova tecnologia, por exemplo, é hora de voltar para a prancheta e entender como essa novidade vai ajudar eficientemente seu cliente.
Para ter uma visão melhor da sua proposta de valor, recomendo a utilização do Canvas Model Business, o Ideia de Marketing disponibiliza um modelo para que você possa baixar e utilizar gratuitamente.
Portanto, mãos a obra!


FONTE: ideiademarketing

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