sábado, julho 6

VOCÊ CONHECE O MÉTODO DA CUMBUCA?


Uma cumbuca não é só cumbuca

O Método da Cumbuca é sugerido pelo Vicente Falconi em seu livro O Verdadeiro Poder. Serve para o livro dele e qualquer outro. O empreendedor escolhe um livro que acredita que contenha aprendizados que a sua equipe deva saber. Todos começam a ler o livro e se reúnem uma vez por semana para discutir uma parte ou capítulo. Os nomes das pessoas são escritos em pedaços de papel e colocados em uma cumbuca. No início do encontro, o nome de uma pessoa é tirada da cumbuca. E esta pessoa faz a abertura do encontro, facilita a discussão e faz o fechamento com as lições aprendidas e suas aplicações na empresa. Caso a pessoa não tenha lido a parte ou capítulo, o encontro não ocorre. Ocorrendo ou não, o nome da pessoa volta para a cumbuca. Simples assim.
O método 70-20-10 exige que o colaborador faça o que é exigido da sua função em 70% do seu tempo disponível. Além disso, deve utilizar 20% do seu tempo refletindo ou discutindo com outras pessoas como poderia fazer o que é exigido da sua função de uma forma melhor. E os últimos 10% do seu tempo deveria ser dedicado a pensar, refletir e discutir como a empresa poderia ser melhor.
É claro que o método pode utilizar outras proporções, mas o mais importante é permitir que todos os colaboradores busquem alternativas melhores para melhorar o que fazem e o que a empresa faz. Agindo assim, quem sabe um dia, o empreendedor pode mandar sua equipe para este hotel fazenda… para descansarem com suas famílias e amigos.

FONTE: blogs.pme.estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário