quinta-feira, julho 11

MARCAS FAMOSAS: A HISTÓRIA DA PHILIPS



Onde quer que a encontremos, a Philips é familiar para milhões de residências e prédios em todo o mundo, com sua marca de sete letras maiúsculas azuis instantaneamente reconhecida. Embora a empresa tenha evoluído e crescido em mais de cem anos, a identidade visual da marca Philips é baseada nos seus primeiros anos, no começo do século 20.

Philips no século 20: Propagandas da primeira lâmpada

History_brand_lamp_120x120.jpg
Estabelecida em 1891, em Eindhoven, Holanda, a Philips & Co. foi fundada para atender à demanda crescente de lâmpadas, que se seguiu à comercialização da eletricidade.

Nos primeiros anos da Philips & Co., a representação do nome da empresa teve várias formas: uma era um emblema formado pelas iniciais de Philips & Co., e outra era a palavra Philips impressa no vidro das lâmpadas com filamento de metal.

Uma das primeiras campanhas foi lançada em 1898, quando Anton Philips usou, como ferramenta de marketing, vários cartões postais mostrando os hábitos holandeses. Cada letra da palavra Philips era impressa em uma fila de lâmpadas na parte superior de cada cartão. No fim dos anos de 1920, o nome Philips começou a ter a forma que reconhecemos hoje.

Identidade Philips como marca comercial: origem do emblema em escudo

History_brand_shield_120x120.jpg
As agora familiares ondas e estrelas Philips apareceram pela primeira vez em 1926, na embalagem de válvulas de rádios de miniwatt e no Philigraph, um primeiro dispositivo para gravação de som. As ondas simbolizavam as ondas de rádio, e as estrelas representavam um céu noturno, por onde as ondas de rádio viajavam.

Em 1930, foi a primeira vez que as quatro estrelas e as três ondas foram unidas em um círculo. Depois disso, as estrelas e ondas começaram a aparecer em rádios e gramofones, incluindo o círculo como parte do design. Gradativamente, o uso do emblema com o círculo foi estendido para materiais de propaganda e outros produtos.

Nesse momento, as atividades comerciais da Philips se expandiam rapidamente, e a empresa desejava encontrar uma marca comercial que a representasse com exclusividade, mas que pudesse evitar problemas jurídicos com os proprietários dos conhecidos emblemas circulares. Esse desejo resultou na combinação do círculo Philips e da marca com a palavra dentro do emblema, em formato de escudo.

Em 1938, o escudo Philips apareceu pela primeira vez. Embora modificado com o passar dos anos, o design básico permaneceu constante desde então, juntamente com a marca formada pela palavra, fornecendo à Philips a identidade diferenciadora que ainda é usada atualmente.

Publicidade da marca Philips hoje

History_brand_sense_and_simplicity_120x120.jpg
Embora a logomarca da empresa tenha se mantido consistente desde os anos de 1930, a forma de a Philips fazer publicidade e se comunicar no mundo variou. Em geral, até meados dos anos de 1990, todas as campanhas de publicidade e marketing foram conduzidas no nível do produto, em uma base de mercado local. Isso levou a várias campanhas diferentes, em execução simultânea, o que não fornecia uma representação global da Philips como empresa mundial.

Para estabelecer a presença global consistente, em 1995 a Philips apresentou a primeira campanha global com o slogan “Let’s make things better”. Esse tema englobava o pensamento de "Uma Philips" e foi desenvolvido mundialmente, em todos os mercados e produtos da Philips. Essa também foi a primeira campanha que uniu toda a empresa, fornecendo aos funcionários uma sensação de fornecerem uma aparência unificada da empresa para um público externo.

Em setembro de 2004, a Philips lançou sua promessa de marca “sense and simplicity”, que marcou a nova forma de conduzir a campanha. “Sense and simplicity” reflete o compromisso da Philips de ser uma empresa direcionada para o mercado, que fornece produtos e serviços que cumprem a promessa de ser "projetado para você, fácil de usar e avançado”.

Em 2008, o valor total estimado da marca Philips aumentou 8%, para 8,3 bilhões de dólares, e ela foi classificada como 43ª marca mais valiosa pelo ranking de melhores marcas globais da Interbrand de 2008.


FONTE Philips

Nenhum comentário:

Postar um comentário