quinta-feira, julho 4

MARCAS FAMOSAS: HISTÓRIA DA ADIDAS


clique na imagem para ampliar +

História da Adidas  começou logo após a Primeira Guerra Mundial, quando Adolf Dassler desenvolveu um sapato de pano para atletas. Hoje, a empresa das três riscas é a segunda maior do mundo (Em volume de negócios) em artigos desportivos.
Adolf Dassler, chamado de Adi, tinha apenas 20 anos, quando desenvolveu em 1920, com os poucos materiais disponíveis logo depois da Primeira Guerra Mundial, sapatos de pano especiais para corredores, levado pela ideia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o sapato adequado para o desporto que praticava.
O sucesso do modelo serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu sapatos para outras disciplinas do atletismo e botas para futebolistas. Já em 1928 os desportistas alemães disputaram a Olimpíada de Amesterdão calçando sapatos especiais da oficina de Dassler, que nunca se cansou, até morrer em 1978, de buscar o modelo perfeito da bota, do sapato, o que se traduz em 700 patentes e modelos registados em todo o mundo.
Já na década de 30, Dassler produzia 30 modelos para 11 disciplinas desportivas, com a ajuda de 100 funcionários. Entre os atletas que conquistaram títulos equipados com sapatos desenvolvidos por ele, estava o norte-americano Jesse Owens, que brilhou na Olimpíada de Berlim em 1936 com quatro medalhas de ouro.

Recomeço após a Segunda Guerra

Com o país em escombros, após a Segunda Guerra Mundial, Adi Dassler retomou a produção com 47 funcionários, fazendo sapatos desportivos de lona e borracha retirada de vasilhames usados pelos americanos para armazenar combustível.
Em 1947, juntou seu apelido com a primeira sílaba do sobrenome, criando a marca que logo se tornou símbolo de qualidade em todo o mundo: Adidas.
As três listas foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte.
A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da Adidas: na legendária partida final contra a Hungria, os jogadores da Selecção Alemã calçavam botas com pitões removíveis desenvolvidos por Adi Dassler.

Maior variedade de artigos desportivos

O sortimento de produtos nunca parou de crescer, incluindo a fabricação de bolas a partir de 1963 e de confecção desportiva desde 1967. Fundindo-se com o grupo Salomon, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo de artigos desportivos, que são vendidos sob diferentes marcas, num total de 600 modelos de sapatos e 1500 peças de confecção.
Os seus artigos são vendidos em mais de 160 países, graças a mais de 50 subsidiárias ou joint ventures. Os seus dois principais centros de produção, na sede principal em Herzogenaurach, Alemanha, e em Portland, Estados Unidos, empregam 3 mil pessoas. No mundo inteiro, a Adidas-Salomon tem 13 mil funcionários.
Fonte: publimark.sapo.p

Nenhum comentário:

Postar um comentário