terça-feira, julho 9

DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS




Cláudia trabalha na mesma empresa há oito anos. Fala inglês, espanhol e alemão. Graduou-se e pós-graduou-se em faculdades renomadas, já perdeu as contas de quantos cursos frequentou e de quantos livros já leu. Ela é funcionária assídua, só falta em caso de morte. Dedica-se integralmente ao trabalho. Não possui vida social e vive estressada. Quando participa de reuniões oscila entre dois extremos: ou cala-se completamente ou tenta monopolizar as discussões, descontrolando-se facilmente ao receber críticas. Seus liderados não a suportam. Faz terapia há cinco anos mas não consegue perceber grandes progressos, então seu superior a aconselha a procurar um coach, pois ela sente-se desvalorizada e desmotivada por não receber a sonhada promoção, apesar de ter sido bem examinada nas últimas três avaliações de competência que foram realizadas na empresa.
Existem muitas pessoas que passam por situações semelhantes à de Cláudia e por esse motivo acabam desligando-se de seus empregadores por inúmeras vezes até começarem a perceber um padrão, ou seja, não encontram problemas em conseguir uma colocação em boas empresas, pois suas formações, qualificações e habilidades são excelentes. Entretanto, depois de um tempo, sua carreira não progride, a desmotivação retorna e isso torna-se um círculo vicioso.
No âmbito do Coaching Executivo, frequentemente trabalhamos para apoiar o cliente a desenvolver competências. Em alguns casos, essas competências foram desenvolvidas e exercidas no passado na mesma ou em uma diferente posição ocupada pelo profissional. Nesse caso, a competência encontra-se ¨adormecida¨ e precisamos resgatá-la para que a pessoa volte a utilizá-la de maneira efetiva. Em outros casos, a pessoa nunca precisou daquela competência mas conhece alguém que a possui em abundância e pode utilizar essa pessoa como ¨inspiração¨ para atingir os mesmos resultados. Existe ainda um terceiro caso, em que a pessoa possui as competências de que necessita para o desempenho de suas funções, mas a inteligência emocional* insuficiente acaba por ¨mascarar¨ essas competências, por razões diversas, não deixando que sejam materializadas em entregas que agreguem valor à organização em que atua.

Através do desenvolvimento da inteligência emocional, Cláudia aprenderá a ¨navegar nas emoções¨, ou seja, através de um autoconhecimento profundo, irá desenvolver estratégias para impedir que suas emoções atrapalhem seu desempenho profissional.

¨Conhece-te a ti mesmo¨, já dizia Sócrates há quase 2.500 anos. Por tudo o que já foi exposto e muito mais, o autoconhecimento constitui uma ferramenta bastante valiosa em nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
rosto
Uma pessoa com uma inteligência emocional pouco desenvolvida está sujeita a constantes ¨sequestros emocionais¨, momentos em que acabamos perdendo temporariamente o discernimento e somos dominados por uma violenta emoção como ódio, raiva, ciúmes, etc, nos levando a praticar atos impensados.  O primeiro passo para evitar a ocorrência de tais sequestros consiste na identificação do gatilho, aquela palavra, gesto ou frase que acionou a ¨explosão¨. Pense nas últimas vezes em que você se sentiu completamente descontrolado, ¨fora de si¨ e praticou atitudes ou falou coisas que normalmente não praticaria/falaria e se arrependeu depois.

Somente para exemplificar, em De volta para o futuro (o filme que consagrou Michael J.Fox), o gatilho era ser chamado de Chicken, que quer dizer galinha, mas nos Estados Unidos é um xingamento associado à covardia. Em uma das vezes que assim foi chamado, sentiu-se desafiado e resolveu participar de um racha, gerando consequências nefastas e comprometendo toda a sua vida e de sua família.
Pois bem, se conseguir identificar esse gatilho, você já sabe o que vem por aí e pode utilizar estratégias para se acalmar e impedir as terríveis consequências que com certeza virão e impedirão nossas competências de serem demonstradas e percebidas em toda a sua plenitude.
*Obs. Para mensurar a sua inteligência emocional, existe uma ferramenta chamada SixSeconds®. Para mais informações, visitem meu site: www.liciaonodera.com.br

FONTE: muraldocoach

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