A logística é um dos pontos mais
cruciais no e-commerce. Não somente as promoções, o preço baixo, a variedade de
produtos e o atendimento são responsáveis por auxiliar no crescimento da loja
virtual.
É a logística que, muitas vezes, pode definir a imagem que o consumidor
terá da sua marca: um produto entregue antes do prazo traz maravilhas ao
cliente, enquanto uma entrega atrasada gera tanta, ou mais, dor de cabeça ao
lojista do que ao usuário.
E, para pontuar e auxiliar nos principais desafios da Logística, abaixo
criamos algumas dicas simples que todas as lojas virtuais podem seguir ou, ao
menos, refletir:
Parceiro logístico
Esse é o primeiro passo de uma grande decisão para a sua operação, a
escolha de quem realizará suas entregas. Grande parte das lojas virtuais
utiliza os correios, além de também contar com empresas especializadas em
logística.
Mas existem alguns passos essenciais para lhe auxiliar nesse processo de
escolher o parceiro: faça a cotação com mais de uma transportadora; tenha um
bom relacionamento com transportadoras de qualidade; verifique os procedimentos
de coleta e entrega; prefira transportadoras com rastreamento de cargas; e
consiga tabelas de frete de fácil compreensão e que ajudem no dia-a-dia.
Centro de Distribuição
Aqui entra a necessidade de contar com um eficiente BackOffice. É no
armazém que a logística deve ser capaz de receber, gerenciar o estoque em tempo
real e repor racionalmente cada item mostrado no catálogo da loja, tudo em um
curto espaço de tempo, de cerca de 24 horas, para separação, embalagem e
expedição. Todo esse processo realizado corretamente poderá garantir a entrega
dentro do prazo.
Monitoramento
O cliente sempre cria grandes expectativas quanto ao andamento do
pedido. Permita que o consumidor possa monitorar o pedido, informe
constantemente o status e, claro, também contate-o, seja por e-mail ou SMS,
sobre a conclusão da entrega, deixando-o mais tranquilo. Se algum problema
ocorrer durante o período, avise. A transparência é essencial para manter um
bom relacionamento.
Prazos realistas
Aqui talvez seja um ponto
extremamente importante. Afinal, muitas lojas acabam prometendo o que não podem
cumprir. É essencial que os prazos sejam efetivamente realistas, é preciso
tomar cuidado para não indicar prazos menores só para atrair o cliente e
entregar com atraso.
Outro ponto é tomar cuidado com as
“Entregas Expressas”, uma vez que prometer e não cumprir os prazos de entrega é
um fator que gera desgaste junto ao consumidor, ainda mais em situações em que
ele pede uma entrega expressa.
FONTE: graciolli.com
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