Educadores em todo o mundo têm falado sobre a transformação da educação através da tecnologia.
Muitos preveem que a internet interativa, a web 2.0 e as plataformas de mídia social vão desempenhar um grande papel no futuro da educação.
Isso muito bem pode ser verdade, especialmente com o aumento de MOOC’s (Cursos Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course) e da educação on-line (E-Learning)..
Há uma necessidade de discutir isso com mais profundidade, para examinar como as diferentes plataformas permitem e o quais de suas ferramentas podem ser utilizadas na aprendizagem mais eficaz.
Sem saber exatamente como fazer com o facebook ou twitter ou qualquer outra plataforma, sem definir exatamente o que se espera para realizar através da plataforma, não é possível saber se ela realmente funciona ou não como finalidade educativa.
Teses Acadêmicas, Seminários, até Congressos, aproveitando a onda sob a chancela de ” Redes Sociais na Educação”, tem “pipocado” pelo Brasil sem concluir nada de concreto.
Em tese todos concordam que é uma boa, mas o problema é o como fazer na prática que cada recurso oferecido por cada plataforma seja aproveitado em prol da educação.
Questões para Reflexão e Debates
1) Podem as mídias sociais serem utilizadas de forma eficaz para aprendizagem? Diga sinceramente o que pensa a respeito...
2) Qual a melhor forma que podemos usar plataformas específicas, como: Facebook, Twitter, Ning .... na educação?
3) Quais são alguns exemplos de redes sociais você já utilizou em processos de aprendizagem? As experiências foram bem sucedidas?
FONTE: http://cafezinhocomleite.ning.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário