segunda-feira, junho 9

Como escolher ferramentas da web 2.0 para fins educacionais


Para começar a lidar com esse desafio, é aconselhável fazer uma avaliação adequada do tipo de ferramenta on-line que queremos implementar, uma vez que é  mais tarde o ponto de partida para o desenvolvimento de um plano técnico-pedagógico e metodológico. 
Para orientar os professores na seleção de serviços  apresentamos oito pontos base a considerar: 
  1. Ferramenta tecnicamente funcional . Não deve conter erro na sua aplicação, uma vez que pode limitar os objetivos da atividade. Através de opiniões de outros usuários na rede é possível saber se o serviço é operável e funcional. Além disso, é preferível testar bem as práticas previamente, antes da utilização em sala de aula.
  2. Simplicidade no manuseio A ferramenta deve fornecer uma interface amigável e intuitiva de usar, não importando o nível de conhecimento técnico  do professor ou do aluno, que encontrem fluência em seu uso.
  3. Flexibilidade de uso O serviço pode não ter sido criado especificamente para questões educacionais, no entanto, o seu desenho deve ser adaptado para uso permitindo o desenvolvimento de atividades de aprendizagem. O professor deve detectar entre as várias aplicações disponíveis aquelas que apresentam maior potencial didático.
  4. Capacidade de multi-usuário . Um aplicativo que permite ação colaborativa enfatiza o valor do trabalho em grupo, trabalho em rede, e amplia as possibilidades de criação e compartilhamento de conhecimentos. Lembre-se que estimular o trabalho colaborativo permite a conexão de conhecimento.
  5. Gratuidade e custo É sempre preferível ter os serviços de acesso livre, benefícios ou acesso de baixo custo a todos os utilizadores, sem que a falta de recursos seja um impedimento para a aprendizagem.
  6. Ferramentas baseadas em nuvem . Sob essas características a mobilidade e a acessibilidade em qualquer momento e lugar da nossa informação é garantido. Assim, o trabalho se expande para além da sala de aula, permitindo maior dedicação aos projetos.
  7. Que incentivem o construtivismo . Contar com serviços que sejam meio da transformação da informação em conhecimento e permitam a reflexão, análise, feedback e a construção.
  8. Convergência e interoperabilidade . Os serviços que possam ser compatíveis com outros aplicativos e dispositivos de tal modo que possam expandir a sua funcionalidade e obter-se melhorias nos recursos e processos de trabalho.
A boa seleção de ferramentas web por parte dos docentes pode propiciar mecanismos que promovam junto aos alunos situações de aprendizagem criativa e motivadora.


FONTE: El Metamedio

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